22/03/2007
Enquanto isso, no centro da capital da tecnologia...
Imagine a seguinte situação: depois de uma manhã corrida chega o horário do almoço e não dá nem pra fazer aquela sesta revigorante: são muitas coisas pra serem resolvidas e que não podem ficar pra depois: a conta que está vencendo, a encomenda que já devia ter sido entregue, o colchonete que precisa ser comprado porque será usado hoje à noite, a visita àquela amiga que trabalha lá do outro lado do mundo e conta com a sua ida lá logo hoje, etc... Então o jeito é comer rapidinho, escovar os dentes, e... RUA! E que calor infernal fazia... O carro parecia uma sauna seca, visto que ficou parado a manhã toda sob o sol. Mas tem tanta coisa pra ser feita que não dá pra ficar reclamando. Manda bala, senão não vai dar tempo!
Ufa! 15h05 e por incrível que pareça só estou atrasada 5 minutos pro segundo round. É quinta-feira e tanta coisa já aconteceu nessa semana! Só faltava... Ah, não! Não falta mais nada... Começou a chuva... E com ela o corre-corre de móveis. Coloca um balde nessa goteira, arrasta essa mesa pra lá, puxa o computador pra cá, corre buscar um pano pra secar o telefone... E aquela velha máxima que quase sempre aparece nas tardes chuvosas e cinzentas: "Que tempinho bom pra dormir... Ou então pra namorar... Queria estar em qualquer lugar, menos aqui, com todos esses problemas..."
Mas nunca subestime a capacidade que as surpresas têm de mudar a cara do seu dia, sem a menor cerimônia.
A chuva passou, os móveis pouco a pouco foram voltando pros seus lugares e a rotina parecia voltar ao normal - nada além de mais uma quinta-feira cansativa, cinza e chuvosa... Com telefones tocando e pessoas aparecendo. Só isso.
Mas... Será só isso mesmo??
Olhe pela janela...
Além da maravilha arquitetônica desse prédio histórico - que não dá pra parar de admirar e de se encantar - há também a maravilha que a natureza preparou.
A foto acima foi tirada pela Stela Martins, e mostra um casal de urubus que instintivamente resolveu secar suas asas após a chuvarada que caiu. Impressionante a sincronia das poses e a beleza do conjunto: as curvas do prédio histórico e o exibicionismo do casal de aves, caprichosamente posado junto à ave de pedra. Um espetáculo (sssspetáculo, como diria a Stela), grátis, no meio de uma tarde chuvosa e cinza, numa quinta-feira, no centro de São Carlos - e bem na minha janela!!!
Privilegiados os que passavam pela rua nesse momento e que tiveram a presença de espírito de desligar por um instante de seus problemas e simplesmente parar para apreciar a cena.
E eu só precisei olhar pela janela...
A primeira quinta-feira do outono de 2007.
19/03/2007
Vinicius
Pra começar bem a semana.
Os culpados de tudo
Vinicius de Moraes
Na hora que corre, quase todas as mulheres estão fazendo regime para emagrecer (e o advérbio representa aqui algumas poucas e honrosas exceções). O ideal da forma feminina passou a ser o esqueleto acolchoado, ma non troppo, de maneira que certos ossos fundamentais aos últimos padrões da moda, como a coluna vertebral, os ilíacos, as clavículas, as rótulas e os fêmures, fiquem francamente à mostra. E obedientes a essa nova extravagância do sexo outrora considerado fraco, os especialistas, transformados em mágicos, formulam esquemas dietéticos de toda sorte: macrobióticos, hipocalóricos, astronáuticos, líquidos, o diabo. Os consultórios vivem repletos, o faturamento é altíssimo, as mulheres se sentem divinas-maravilhosas quando começam a ranger nas dobradiças. Tirante conversa de futebol e análise de grupo, é o tópico sobre que mais se fala atualmente. Fulana perdeu 15 quilos em um mês! Sicrana, imaginem só, está reduzindo um quilo por dia com a dieta líquida: que bárbaro! Viram Beltraninha depois que saiu da clínica? Como é que pode!… E os homens – eu digo: os homens! – vêem, compungidos, evaporar-se aquelas partes do corpo da mulher consideradas, desde séculos, como as mais responsáveis pela preservação da espécie.
– Ah, que saudade das mulheres de Rubens e Renoir... – suspiram os mais antropófagos.
– Eu, hein… – contestam os costureiros. – Botticelli é que era pra frente, meu filho – um louco genial, previu tudo, com aquela Primavera alucinante, magérrima! Quem gosta de gordura é detergente. A ordem do dia, queridinho, é Biafra, ouviu? Biafra!
E a carne das mulheres some, as faces se encovam, os seios diminuem, as coxas se alongam, as pontas pélvicas protuberam. Quase que as moças poderiam voltar agora à velha fórmula cediça:
– Aperte aqui estes ossos!
Meu caro amigo José Carlos Cabral de Almeida, conhecido endocrinologista – eu diria mesmo, geômetra – de nossa desvairada praça, está mais que ninguém por dentro deste novo tipo de neurose. Passa ele grande parte do seu tempo útil transformando círculos em ângulos, curvas em retas, esferas em planos, peças de rolamento em cremalheiras. Entram – ou melhor, rolam – diariamente pelo seu consultório adentro, mulheres-pipas que ele (depois de debruçar-se sobre estranhos formulários e equacionar carboidratos, proteínas e matérias graxas) devolve à sociedade transformadas em verdadeiras Verinhas Barreto Leite, em autênticas Veruschkas, capazes de sair dali direto para Paris como manequim-vedete. E elas que não arriscavam mais cruzar as pernas numa festa, sob pena de mostrar um crivo de celulite coxa acima, passam a usar minissaias e biquínis, como bem observa Paulinho Garcez, que são pouco mais que band-aids. E o moral com que elas ficam? Resolvem qualquer problema de cálculo integral, fácil.
Mas esqueci de dizer uma coisa: meu amigo José Carlos, além de endocrinologista e emagrecedor contumaz de mulheres (e homens, eventualmente, como no meu caso), é um grande pesquisador dos segredos da genética, assunto que o leva, vira e mexe, a Londres, para cursos e conferências. Eu confesso que a genética é um assunto que me fascina porque suas leis, que também são azares, formulam-se à base de um grande e poético mistério. A palavra cromossomo, por exemplo: para mim é a própria poesia. De maneira que, lidando com a genética e as glândulas do seu semelhante, nada mais natural que José Carlos Cabral de Almeida viva em plena faixa das mulheres superneuróticas. Como uma amiga sua, "uma neurótica divina", segundo ele próprio diz, e sobre quem me contou o seguinte:
– Pois imagine que ela encontrou um homem extraordinário, com todos os ingredientes, hoje em dia tão raros, para fazer qualquer mulher feliz: rico, inteligente, boa pinta, finíssimo, ótimo caráter – enfim, um bilhete premiado. Começaram a sair juntos e aí eu a perdi por um tempo de vista. Muito bem: meses depois ela me procurou para uma consulta e eu lhe perguntei como ia o romance.
– Acabei – respondeu a "louca maravilhosa".
– Acabou? Mas você está doida, criatura? Pois você não vivia rezando por um homem exatamente como o que você acabou de chutar?
– É... – fez ela. – Mas é que eu estava tão feliz, mas tão feliz, e tudo correndo tão bem que, de repente, me deu assim uma agonia, e eu resolvi acabar porque já não sabia mais se aquela felicidade toda era felicidade mesmo, ou era neurose...
Essa história me encheu as medidas, porque ela é bem um conto dos nossos tempos, em que os valores se invertem do dia para a noite, e as pessoas ficam realmente sem saber onde pisam e a quantas andam. Aliás, em matéria de histórias, meu amigo José Carlos contou-me outra de sua "neurótica divina" que, essa, é antológica.
Disse-me ele que durante a chamada Guerra dos Seis Dias, entre Israel e RAU, foi procurado por essa mesma amiga e cliente, e, conversa vai, conversa vem, ela começou a manifestar um anti-semitismo tão fora de seus moldes que ele, sabendo-a uma mulher inteligente e totalmente despida de preconceitos, os raciais e os outros, mostrou-lhe sua estranheza: tanto mais quanto toda sua esfera social só podia ser pró-Israel.
– Judeus... – indignou-se ela. – Tomara que morram, todos!
– Eu juro que não estou entendendo nada – disse-lhe José Carlos. – Logo você, uma mulher ultra por dentro, e ainda mais se lixando para política...
– É uma raça que precisa ser exterminada. Hitler não conseguiu, mas eu tenho fé em Deus que Nasser há de chegar lá! Eles estão aí para fundir a cuca da humanidade.
– Mas...
– É isso mesmo. Por que é que está toda gente de cuca fundida, procurando analista e engordando à toa, e aí vai para o dietista e emagrece uma barbaridade, e aí come sem parar e engorda tudo de novo – me diga? Quem são os responsáveis pela neurose de todo mundo, e a minha em particular?
– Francamente, não vejo...
– Pois eu lhe digo: são três judeus.
– …
– Jesus Cristo, Freud e Marx.
– ….
– É isso mesmo. Pau neles!
Rio de Janeiro, 27.07.1969
in Poesia completa e prosa: "Crônicas"
18/03/2007
Turbilhão de sentimentos
Tô preocupada. A suspeita que meu amigo me revelou ontem me deixou tão consternada que confesso nem ter conseguido dormir direito à noite. O que mais me irrita é a sensação de impotência diante do fato.
Tô me sentindo INJUSTIÇADA, a palavra é essa. PQP, será que a "escolhida", além de não ter capacidade de dar um filho pra Estrela-do-meu-bem-querer, ainda por cima nem consegue contornar essa situação, impedir que ela ocorra?? E o meu desespero, em sacar o que tá acontecendo e não poder fazer absolutamente NADA pra ajudar?
Tô triste. Muito triste. Por querer proteger e não poder. Por querer ligar, oferecer apoio, oferecer o ombro. Oferecer o corpo inteiro. Oferecer o corpo e a alma. E a minha vida, e as minhas energias. E o meu coração e o colo. Mas eu não posso. Tenho que me colocar no meu lugar. O lugar da que não foi escolhida.
Tô feliz. Porque quando acontece esse tipo de coisa eu entendo um pouquinho daquela incógnita que um dia ele me disse... Aquela história de "um dia você entenderá porque é que eu não posso ficar com você". O "eu te amo e sempre vou te amar, mas não posso ficar com você". Isso nunca fez sentido. Só faz um pouquinho de sentido quando acontece esse tipo de coisa. Daí eu sinto que o que ele quis, talvez, foi me poupar.
Tô com raiva. Porque ele quis me poupar. Será que ele achou que eu não seria forte o suficiente para lidar com situações como essa? Gente, não é possível que com tanto amor que uma pessoa seja capaz de dar à outra não possa haver a cura pra todo o resto...
Tô angustiada. Porque ao mesmo tempo em que eu queria me envolver nessa história e proteger a minha Estrela, eu queria de uma vez por todas sair andando sem olhar pra trás e encontrar outro alguém que me fizesse esquecer tudo isso e que me fizesse ver que é possível ser feliz de outra maneira.
Tô confusa. Não sei o que fazer. Quero chorar. Gritar. Sair correndo... Ou simplesmente dormir uns 6 meses seguidos...
luva de pelica
Eu não gosto muito da Fernanda Young.
Mas tenho que admitir que de vez em quando ela acerta no que escreve.
Essa carta caiu como uma luva.
Para os que esperam cartas
Oi, tudo bom ? Infelizmente essa carta não era de quem você esperava. Mas, como eu sei direitinho como você se sente, talvez traga boas notícias.
Olha, desculpa minha sinceridade, mas a vida é muito curta para ficar aguardando pelos outros. Se quem você aguarda realmente se importasse com você, já teria dado algum sinal de vida. Parta para outra.
Já reparou numa certa pessoa que você conhece e tem uma quedinha por você ? Não posso dizer quem é, mas pode ser alguém que trabalha do seu lado, que mora perto da sua casa ou que frequenta um mesmo lugar. Sei que se trata de uma pessoa bem legal, vale a pena procurar saber quem é.
Fique de olho, tem um monte de gente reparando em suas qualidades. Aposto que, se você olhar em volta, neste instante, tem alguém olhando disfarçadamente para você. Pode não ser o seu tipo, mas já é uma dose de auto-estima., substância da qual você carece.
A verdade é que, enquanto você estiver assim, nessa interminável agonia, esperando notícias que nunca chegam, vai deixar passar várias possibilidade interessantes ao seu redor. Claro, ninguém se compara a quem você aguarda, mas quem você aguarda não está disponível no momento. Poderá, inclusive, nunca estar, apesar de tudo
que foi dito naquele dia. Pessoas que somem não são confiáveis.
E, mesmo que você tenha certeza absoluta de que não se trata de desprezo, que deve ter acontecido alguma coisa,que esse sumiço tem alguma explicação, não adianta nada você ficar aí esperando. Corroer-se de ansiedade não vai apressar a resolução do problema, seja ele qual for. Então, desencana.
Dá uma esquecida desse assunto, tenta focar energias naquilo que depende da sua vontade. Caso seja necessário, para tirar de vez essa história da cabeça, mande você uma carta esculhambando e colocando um ponto final na questão.
O fato é que não dá para você continuar assim, desse jeito. Está todo mundo comentando. Ninguém tem coragem de dizer isso para você, mas todos concordam comigo. Já chega.
Além do mais, se for para ser, será. Um dia, quando você menos espera, pinta um reencontro , sei lá. Mas até esse possível reencontro fica mais difícil se você não se abrir de novo para o lado inesperado da vida.
E, cá entre nós, se a pessoa que você aguarda é quem estou pensando, também não é nenhuma belezura assim. Você arruma coisa melhor.
Mande notícias, ficarei aguardando.
Fernanda Young
(publicada na seção "Carta de Fernanda Young" da edição de março da revista Claudia)
Mas tenho que admitir que de vez em quando ela acerta no que escreve.
Essa carta caiu como uma luva.
Para os que esperam cartas
Oi, tudo bom ? Infelizmente essa carta não era de quem você esperava. Mas, como eu sei direitinho como você se sente, talvez traga boas notícias.
Olha, desculpa minha sinceridade, mas a vida é muito curta para ficar aguardando pelos outros. Se quem você aguarda realmente se importasse com você, já teria dado algum sinal de vida. Parta para outra.
Já reparou numa certa pessoa que você conhece e tem uma quedinha por você ? Não posso dizer quem é, mas pode ser alguém que trabalha do seu lado, que mora perto da sua casa ou que frequenta um mesmo lugar. Sei que se trata de uma pessoa bem legal, vale a pena procurar saber quem é.
Fique de olho, tem um monte de gente reparando em suas qualidades. Aposto que, se você olhar em volta, neste instante, tem alguém olhando disfarçadamente para você. Pode não ser o seu tipo, mas já é uma dose de auto-estima., substância da qual você carece.
A verdade é que, enquanto você estiver assim, nessa interminável agonia, esperando notícias que nunca chegam, vai deixar passar várias possibilidade interessantes ao seu redor. Claro, ninguém se compara a quem você aguarda, mas quem você aguarda não está disponível no momento. Poderá, inclusive, nunca estar, apesar de tudo
que foi dito naquele dia. Pessoas que somem não são confiáveis.
E, mesmo que você tenha certeza absoluta de que não se trata de desprezo, que deve ter acontecido alguma coisa,que esse sumiço tem alguma explicação, não adianta nada você ficar aí esperando. Corroer-se de ansiedade não vai apressar a resolução do problema, seja ele qual for. Então, desencana.
Dá uma esquecida desse assunto, tenta focar energias naquilo que depende da sua vontade. Caso seja necessário, para tirar de vez essa história da cabeça, mande você uma carta esculhambando e colocando um ponto final na questão.
O fato é que não dá para você continuar assim, desse jeito. Está todo mundo comentando. Ninguém tem coragem de dizer isso para você, mas todos concordam comigo. Já chega.
Além do mais, se for para ser, será. Um dia, quando você menos espera, pinta um reencontro , sei lá. Mas até esse possível reencontro fica mais difícil se você não se abrir de novo para o lado inesperado da vida.
E, cá entre nós, se a pessoa que você aguarda é quem estou pensando, também não é nenhuma belezura assim. Você arruma coisa melhor.
Mande notícias, ficarei aguardando.
Fernanda Young
(publicada na seção "Carta de Fernanda Young" da edição de março da revista Claudia)
13/03/2007
otimismo sempre
Ame
Paulinho da Viola e Elton Medeiros
Ame
Seja como for
Sem medo de sofrer
Pintou desilusão
Não tenha medo não
O tempo poderá lhe dizer
Que tudo
Traz alguma dor
E o bem de revelar
Que tal felicidade
Sempre tão fugaz
A gente tem que conquistar
Por que se negar?
Com tanto querer?
Por que não se dar
Por quê?
Por que recusar
A luz em você
Deixar pra depois
Chorar... pra quê?
08/03/2007
Experimente me amar...
Gostei do texto.
Quem me mandou foi a Lucileine, amiga de 15 anos já.
Amiga que pode simbolizar no dia de hoje todas as minhas maravilhosas amigas: jóias preciosas que, cada uma a seu modo, têm uma importância fundamental em minha vida.
Sobre o tema do texto abaixo, li um dia que algum poeta certa vez disse que as mulheres não foram feitas para serem compreendidas, mas sim para serem amadas. Concordo com isso: às vezes nós somos chatas, implicantes, mas também temos a capacidade enorme de doação, de compreensão, de cumplicidade e de afeto. Em especial quando estamos apaixonadas. Fazemos tudo pelo nosso homem amado.
Espero que no "dia da mulher" mais e mais homens parem e reflitam a respeito de como está fazendo falta para muitas mulheres que elas sejam REALMENTE amadas como são: cheias de defeitos e de encantadoras qualidades!
Feliz Dia Internacional da Mulher pra todas nós, mulheres.
Mulheres que são independentes mas que também querem o direito de ser apaixonantes, românticas e, acima de tudo, verdadeiramente amadas!
EU, MODO DE USAR
Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir.
Não grite comigo, tenho o péssimo hábito de revidar.
Acordo pela manhã com ótimo humor mas... permita que eu escove os dentes primeiro.
Toque muito em mim, principalmente nos cabelos e minta sobre minha nocauteante beleza.
Tenho vida própria, me faça sentir saudades, conte algumas coisas que me façam rir, mas não conte piadas e nem seja preconceituoso, não perca tempo, cultivando este tipo de herança de seus pais.
Viaje antes de me conhecer, sofra antes de mim para reconhecer-me um porto, um albergue da juventude.
Eu saio em conta, você não gastará muito comigo.
Acredite nas verdades que digo e também nas mentiras, elas serão raras e sempre por uma boa causa.
Respeite meu choro, me deixe sozinha, só volte quando eu chamar e não me obedeça sempre - que eu também gosto de ser contrariada.
( Então fique comigo quando eu chorar, combinado?)
Seja mais forte que eu e menos altruísta!
Não se vista tão bem... gosto de camisa para fora da calça, gosto de braços, gosto de pernas e muito de pescoço.
Reverenciarei tudo em você que estiver a meu gosto: boca, cabelos, os pêlos do peito e um joelho esfolado, você tem que se esfolar as vezes, mesmo na sua idade.
Leia, escolha seus próprios livros, releia-os.
Odeie a vida doméstica e os agitos noturnos. Seja um pouco caseiro e um pouco da vida, não de boate que isto é coisa de gente triste. Não seja escravo da televisão, nem xiita contra. Nem escravo meu, nem filho meu, nem meu pai.
Escolha um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o invente muitas vezes.
Me enlouqueça uma vez por mês, mas me faça uma louca boa, uma louca que ache graça em tudo que rime com louca: loba, boba, rouca, boca...
Goste de música e de sexo.
Goste de um esporte não muito banal.
Não invente de querer muitos filhos, me carregar pra a missa, apresentar sua familia... isso a gente vê depois... se calhar...
Deixa eu dirigir o seu carro, que você adora.
Quero ver você nervoso, inquieto, olhe para outras mulheres, tenha amigos e digam muitas bobagens juntos.
Não me conte seus segredos...
Me faça massagem nas costas.
Não fume, beba, chore, eleja algumas contravenções.
Me rapte!
Se nada disso funcionar... experimente me amar!!!
[Martha Medeiros]
Quem me mandou foi a Lucileine, amiga de 15 anos já.
Amiga que pode simbolizar no dia de hoje todas as minhas maravilhosas amigas: jóias preciosas que, cada uma a seu modo, têm uma importância fundamental em minha vida.
Sobre o tema do texto abaixo, li um dia que algum poeta certa vez disse que as mulheres não foram feitas para serem compreendidas, mas sim para serem amadas. Concordo com isso: às vezes nós somos chatas, implicantes, mas também temos a capacidade enorme de doação, de compreensão, de cumplicidade e de afeto. Em especial quando estamos apaixonadas. Fazemos tudo pelo nosso homem amado.
Espero que no "dia da mulher" mais e mais homens parem e reflitam a respeito de como está fazendo falta para muitas mulheres que elas sejam REALMENTE amadas como são: cheias de defeitos e de encantadoras qualidades!
Feliz Dia Internacional da Mulher pra todas nós, mulheres.
Mulheres que são independentes mas que também querem o direito de ser apaixonantes, românticas e, acima de tudo, verdadeiramente amadas!
EU, MODO DE USAR
Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir.
Não grite comigo, tenho o péssimo hábito de revidar.
Acordo pela manhã com ótimo humor mas... permita que eu escove os dentes primeiro.
Toque muito em mim, principalmente nos cabelos e minta sobre minha nocauteante beleza.
Tenho vida própria, me faça sentir saudades, conte algumas coisas que me façam rir, mas não conte piadas e nem seja preconceituoso, não perca tempo, cultivando este tipo de herança de seus pais.
Viaje antes de me conhecer, sofra antes de mim para reconhecer-me um porto, um albergue da juventude.
Eu saio em conta, você não gastará muito comigo.
Acredite nas verdades que digo e também nas mentiras, elas serão raras e sempre por uma boa causa.
Respeite meu choro, me deixe sozinha, só volte quando eu chamar e não me obedeça sempre - que eu também gosto de ser contrariada.
( Então fique comigo quando eu chorar, combinado?)
Seja mais forte que eu e menos altruísta!
Não se vista tão bem... gosto de camisa para fora da calça, gosto de braços, gosto de pernas e muito de pescoço.
Reverenciarei tudo em você que estiver a meu gosto: boca, cabelos, os pêlos do peito e um joelho esfolado, você tem que se esfolar as vezes, mesmo na sua idade.
Leia, escolha seus próprios livros, releia-os.
Odeie a vida doméstica e os agitos noturnos. Seja um pouco caseiro e um pouco da vida, não de boate que isto é coisa de gente triste. Não seja escravo da televisão, nem xiita contra. Nem escravo meu, nem filho meu, nem meu pai.
Escolha um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o invente muitas vezes.
Me enlouqueça uma vez por mês, mas me faça uma louca boa, uma louca que ache graça em tudo que rime com louca: loba, boba, rouca, boca...
Goste de música e de sexo.
Goste de um esporte não muito banal.
Não invente de querer muitos filhos, me carregar pra a missa, apresentar sua familia... isso a gente vê depois... se calhar...
Deixa eu dirigir o seu carro, que você adora.
Quero ver você nervoso, inquieto, olhe para outras mulheres, tenha amigos e digam muitas bobagens juntos.
Não me conte seus segredos...
Me faça massagem nas costas.
Não fume, beba, chore, eleja algumas contravenções.
Me rapte!
Se nada disso funcionar... experimente me amar!!!
[Martha Medeiros]
07/03/2007
Dia da Mulher
Texto do repórter são-carlense Renato Chimirri em homenagem a nós, mulheres, pelo nosso Dia Internacional.
Tô publicando até antes da hora porque achei muito legal!
Decantadas em prosa e verso
Renato Chimirri
Assim são as mulheres. Podemos dizer que a criação mais perfeita que Deus fez. As mulheres que hoje ocupam espaço significativo na sociedade são exatamente um exemplo que os homens devem seguir. Muitos até podem perguntar: mas por quê? É fácil responder: justamente porque com a sua singeleza elas conseguiram conquista seu espaço na sociedade com força total.
Não são poucos os exemplos que vemos. Podemos falar de Rosa Luxemburgo, Frida Kahlo, Irmã Dulce, Zilda Arns, Joanna D’Arc, Michelle Bachelet, Madre Teresa de Calcutá e outras brasileiras ou não que fazem deste mundo um lugar melhor.
Infelizmente, alguns homens atualmente tentam desmerecer a condição conquistada pelas mulheres em nossa sociedade, porém é preciso saber que o lugar delas é exatamente onde elas se encontram, num degrau acima.
O fato da Lei Maria da Penha valer no Brasil é um avanço significativo, o fato de São Carlos ter uma Casa Abrigo da Mulher é algo importante, porém não é pedir demais que os homens as respeitem no seu dia a dia e entendam profundamente seus pensamentos.
As mulheres são assim: sensíveis e controladoras, exatamente porque são mestres em controlar o tempo e o espaço nesta sociedade que já foi tão machista e que hoje está mudando com passos medianos e não largos como deveria ser.
Contudo, vemos que as mulheres são mais fortes do que podemos imaginar. Elas dão a vida, dão força e tudo o que for preciso para que os homens possam ser fortes. Na Idade Média chegaram até a se castrar em troca da fidelidade “ao seu homem”.
Será que os homens já compreenderam os inúmeros sacrifícios que as mulheres fizeram por eles? Até quando os homens vão continuar culpando as mulheres por seus erros?
O momento é de reconhecimento, de força, de palmas e reverência à mulher, o esteio de nossa sociedade. É assim que tem que ser e é assim que será. Que os homens sempre decantem a beleza delas em prosa e verso, especialmente hoje no Dia Internacional das Mulheres.
02/03/2007
Eclipse Lunar
Recebi da Stela.
Queria que todo mundo que eu conheço e gosto lesse esse texto antes do eclipse!
Renove suas energias com o eclipse lunar
Eunice Ferrari
(Especial para o Terra)
Sempre que citamos a ocorrência de um eclipse, muitas pessoas ficam assustadas, reflexo dos registros antigos em nosso inconsciente coletivo. Alguns astrólogos antigos acreditavam que os eclipses eram um aviso do Universo marcando o início de um tempo de trevas, desgraças, grandes acidentes e toda sorte de coisas terríveis e assustadoras.
Hoje, os astrólogos têm uma visão diferente do significado de um eclipse. Todos sabemos que nossa consciência vem sofrendo uma série de transformações, fruto da expansão necessária para alinharmos nossos corpos com os tempos que virão. Quando falo em corpos, me refiro aos nossos corpos físico, etérico, astral e espiritual. Eclipse significa ocultamento, perda de luz. Ele acontece quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham perfeitamente, com a Terra entre o Sol e a Lua. Como a Lua não possui luz própria, ela se eclipsa, escurece totalmente, por causa da interferência da Terra. Este mês começa o ano astral, ano regido por Júpiter. Ano de expansão e abundância, mas, principalmente, um ano onde tudo o que for construído terá ecos no futuro. Quando vivenciamos um acontecimento como um eclipse, devemos ter consciência de que o passado deve ser deixado para trás, abrindo espaços para o futuro.
Vejo esse eclipse como algo de imensa importância para todos nós, humanos, e principalmente para aqueles que estão há muito tempo abrindo seus corações para uma nova era de luz que se aproxima. Lembre-se: o passado já passou e o que você vive neste momento é apenas resultado dele. Construa uma nova vida a partir de agora e aproveite esses presentes que o Universo nos envia para expandir ainda mais sua consciência e se libertar de algumas amarras que ainda nos aprisionam.
Muitos de nossos hábitos, comportamentos, apegos, padrões arraigados em nosso inconsciente emergirão neste evento lunar. O momento é perfeito para deixarmos todo o sentimento de culpa para trás e abrirmos nossos corações para que alguns de nossos sonhos possam encontrar espaço para se realizarem.
Deixe que todo seu potencial venha à tona, abra as portas do futuro, que está acontecendo agora. Construa esse momento, abra-se para mais uma possibilidade. Acredite em você! Muitas portas poderão se abrir durante o eclipse. Sua intuição estará à flor da pele, bem como sua sensibilidade. É mais um ciclo que termina abrindo a possibilidade de um outro começar.
Pode ser um momento de finalizações e você poderá sentir algumas alterações de atitudes, uma sensação de não realidade. É a casca do velho se quebrando para o nascimento de algo novo e acalentador.
Aproveite o sábado para meditar, para refletir. Deixe que as emoções mais densas venham à tona e procure não perder o contato com a realidade. Ande descalço nesse dia, plante, coloque as mãos na argila e faça uma escultura, se utilize da energia da Mãe Terra.
O eclipse acontecerá entre às 18h30 e 20h. A Lua estará cheia no signo de Virgem, fazendo uma oposição ao Sol em Peixes, que está em conjunção quase exata com Urano. Urano é um planeta elétrico, que nos traz a energia das mudanças rápidas. É o planeta regente de Aquário, o signo de nossa nova era. Virginianos e piscianos sentirão com bastante força as energias que estarão presentes, por isso, preparem-se para recebê-las. O momento é de interiorização, de reflexão, de trazer seu olhar para dentro de si. Mergulhem sem medo nas profundezas de seus oceanos pessoais e deixem que seus sentimentos falem por si só.
Silencie, investigue o que está oculto, reflita, medite e enfrente bravamente toda forma negativa de funcionamento que ainda persiste em você. Liberte-se do passado e dê lugar para o futuro que está começando agora. Se quiser, acenda uma vela da cor de sua preferência e reverencie mais um momento de luz e oportunidade que estaremos recebendo de nosso dadivoso Universo.
Queria que todo mundo que eu conheço e gosto lesse esse texto antes do eclipse!
Renove suas energias com o eclipse lunar
Eunice Ferrari
(Especial para o Terra)
Sempre que citamos a ocorrência de um eclipse, muitas pessoas ficam assustadas, reflexo dos registros antigos em nosso inconsciente coletivo. Alguns astrólogos antigos acreditavam que os eclipses eram um aviso do Universo marcando o início de um tempo de trevas, desgraças, grandes acidentes e toda sorte de coisas terríveis e assustadoras.
Hoje, os astrólogos têm uma visão diferente do significado de um eclipse. Todos sabemos que nossa consciência vem sofrendo uma série de transformações, fruto da expansão necessária para alinharmos nossos corpos com os tempos que virão. Quando falo em corpos, me refiro aos nossos corpos físico, etérico, astral e espiritual. Eclipse significa ocultamento, perda de luz. Ele acontece quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham perfeitamente, com a Terra entre o Sol e a Lua. Como a Lua não possui luz própria, ela se eclipsa, escurece totalmente, por causa da interferência da Terra. Este mês começa o ano astral, ano regido por Júpiter. Ano de expansão e abundância, mas, principalmente, um ano onde tudo o que for construído terá ecos no futuro. Quando vivenciamos um acontecimento como um eclipse, devemos ter consciência de que o passado deve ser deixado para trás, abrindo espaços para o futuro.
Vejo esse eclipse como algo de imensa importância para todos nós, humanos, e principalmente para aqueles que estão há muito tempo abrindo seus corações para uma nova era de luz que se aproxima. Lembre-se: o passado já passou e o que você vive neste momento é apenas resultado dele. Construa uma nova vida a partir de agora e aproveite esses presentes que o Universo nos envia para expandir ainda mais sua consciência e se libertar de algumas amarras que ainda nos aprisionam.
Muitos de nossos hábitos, comportamentos, apegos, padrões arraigados em nosso inconsciente emergirão neste evento lunar. O momento é perfeito para deixarmos todo o sentimento de culpa para trás e abrirmos nossos corações para que alguns de nossos sonhos possam encontrar espaço para se realizarem.
Deixe que todo seu potencial venha à tona, abra as portas do futuro, que está acontecendo agora. Construa esse momento, abra-se para mais uma possibilidade. Acredite em você! Muitas portas poderão se abrir durante o eclipse. Sua intuição estará à flor da pele, bem como sua sensibilidade. É mais um ciclo que termina abrindo a possibilidade de um outro começar.
Pode ser um momento de finalizações e você poderá sentir algumas alterações de atitudes, uma sensação de não realidade. É a casca do velho se quebrando para o nascimento de algo novo e acalentador.
Aproveite o sábado para meditar, para refletir. Deixe que as emoções mais densas venham à tona e procure não perder o contato com a realidade. Ande descalço nesse dia, plante, coloque as mãos na argila e faça uma escultura, se utilize da energia da Mãe Terra.
O eclipse acontecerá entre às 18h30 e 20h. A Lua estará cheia no signo de Virgem, fazendo uma oposição ao Sol em Peixes, que está em conjunção quase exata com Urano. Urano é um planeta elétrico, que nos traz a energia das mudanças rápidas. É o planeta regente de Aquário, o signo de nossa nova era. Virginianos e piscianos sentirão com bastante força as energias que estarão presentes, por isso, preparem-se para recebê-las. O momento é de interiorização, de reflexão, de trazer seu olhar para dentro de si. Mergulhem sem medo nas profundezas de seus oceanos pessoais e deixem que seus sentimentos falem por si só.
Silencie, investigue o que está oculto, reflita, medite e enfrente bravamente toda forma negativa de funcionamento que ainda persiste em você. Liberte-se do passado e dê lugar para o futuro que está começando agora. Se quiser, acenda uma vela da cor de sua preferência e reverencie mais um momento de luz e oportunidade que estaremos recebendo de nosso dadivoso Universo.
Assinar:
Postagens (Atom)