Mostrando postagens com marcador Evento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Evento. Mostrar todas as postagens

22/08/2010

Sim, nós fizemos a revolução!

Mais de dois dias já se passaram sem que eu conseguisse escrever uma linha sequer para externar - mesmo que fosse só um pouquinho - minha enorme emoção após o evento de inauguração do campus UFSCar em Sorocaba.
Acho que ainda estou sob o "efeito Lula".
Eu queria mesmo ter capacidade de escrever um texto bom, para expressar com clareza tudo - ou ao menos parte - daquilo que vi e vivi naquela manhã de 20 de agosto em Sorocaba. São tantos aspectos que poderiam ser abordados... E no fim eu nem sei por onde começar...
Estou vivendo um momento histórico. Tenho plena consciência disso.
Um dia os jovens brasileiros estudarão nas aulas de história do colégio a importância que teve o presidente Lula. A história do Brasil será dividida em duas eras: "antes de Lula" e "depois de Lula".
Assistir ao vivo o presidente ser ovacionado pela plateia - em sua grande maioria estudantes universitários - foi uma sensação indescritível.
Dizem que nos momentos de grande emoção - como à beira da morte, por exemplo -, passa pela nossa cabeça um filme de situações vividas no decorrer de nossa existência e que nos levaram até aquele momento. Afirmo a vocês, sem medo de estar exagerando, que naquelas poucas horas do evento passou um filme na minha cabeça, me lembrando de vários momentos de minha história e da história do nosso companheiro Lula.
Lembrei da campanha de 2002. Da festa da vitória na praça. Da alegria dos militantes que simplesmente não acreditavam que tamanha felicidade - a de eleger o nosso presidente operário - pudesse mesmo ser real, depois de tanta espera.
Lembrei do João Paes (o Joãozinho), descendo de bicicleta a Rua Dona Alexandrina em alta velocidade, com os braços abertos, depois da nossa festa na praça Cel. Salles. Ele queria mesmo era voar. Gritar para o mundo todo ouvir sua felicidade. A imagem mais marcante da felicidade e da realização.
Lembrei da felicidade interior que cada um de nós, militantes petistas, sentimos em cada uma das vezes que nosso presidente era reconhecido internacionalmente por estar mudando o Brasil. Por estar mudando de uma vez por todas a maneira como o restante do mundo enxerga o Brasil. Orgulho.
Lula, em seu discurso do dia 20, disse que parece ironia do destino que justamente o presidente tão julgado por não possuir diploma em curso superior tenha sido o responsável pela maior expansão do ensino público superior no Brasil. Lembrou das dificuldades que enfrentou para implementar as suas ideias que fizeram o milagre acontecer (como o ProUni e o ReUni, por exemplo) e até mesmo das dificuldades que enfrentou para ser eleito pela primeira vez.
Contou do desafio que foi fazer com que as pessoas mais pobres acreditassem que alguém igual a elas (no caso, ele) seria capaz de fazer um governo que começasse a distribuir melhor a imensa riqueza que nosso país produz. A dificuldade em convencer as pessoas para que acreditassem nelas mesmas. E, se elas acreditassem em si, poderiam acreditar nele também. Convenceu. E hoje nós todos colhemos os frutos de sua luta apaixonada por esse ideal maravilhoso.
É só o começo do iceberg. Ainda temos muito por mudar, por avançar.
Lula nos disse, olhando em nossos olhos durante seu discurso, que só precisamos acreditar em nós mesmos para fazer as mudanças que queremos acontecerem. Todos os dias!
Aqueles jovens ouviram seu presidente. Aplaudiram-no. Aclamaram-no. Riram com suas piadas e com seu jeito carinhoso de discursar.
Naquela cerimônia não se ouviram vaias, nem protestos. Fiquei imaginando que aquele ato mais parecia um comício - onde todos que assistem são cabos eleitorais e apoiadores e que, portanto, só aplaudem! - não, definitivamente aquilo não parecia uma cerimônia oficial, onde sempre há quem queira legitimamente reivindicar algo de seu presidente, aproveitar a proximidade da autoridade para gritar suas insatisfações, se fazer ouvir.
Aquelas pessoas que ali estavam fizeram um silêncio absoluto para ouvir seu presidente. Esse silêncio só era interrompido por aplausos e gritos de incentivo. Um povo agradecendo seu presidente, se emocionando com ele, se despedindo dele a pouco mais de 4 meses de terminar seu mandato.
Chorei. Muita gente chorou. Choro agora novamente, somente pela emoção de escrever este texto confuso. Choro pelo turbilhão de emoções que esse episódio me proporcionou, e que estão aqui dentro de mim pra sempre.
Pensei, naqueles momentos, no que deve significar para ele, o presidente Lula, essa satisfação de ser aclamado pelo seu povo. De encerrar seu mandato com aprovação popular recorde, de ter a certeza de que cumpriu sua missão. E de saber que seu povo sentirá saudades dele...
Quando abracei o presidente Lula, em sua chegada para o evento, senti que abraçava o meu companheiro Lula. Aquele que ajudei a eleger, que ajudei a sustentar no governo durante todos esses anos e que por tantas vezes a elite golpista tentou derrubar. Não consegui pensar em mais nada para dizer a ele naquele breve momento em que o tive diante de mim, olhando diretamente para mim e retribuindo meu sorriso. Nada poderia expressar a imensa HONRA que tenho em meu coração e em minha ALMA. A gratidão que tenho a Deus, nosso Pai, por poder ter vivido esse momento histórico.
Só consegui dizer ao presidente: "Bom dia" e, logo depois, um tímido, mas muito verdadeiro "muito obrigada". E pensei comigo: "obrigada por tudo!"
Quando tudo acabou, as autoridades se dispersaram e o presidente se foi, olhei para um colega que estava ao meu lado, com olhos marejados como os meus, e disse o que se passava naquele momento pela minha cabeça: "É. Nós fizemos a revolução".

15/07/2010

EdUFSCar promove exposição de livros das áreas de Linguística e Linguagem na próxima semana

Entre os dias 21 e 23 de julho, a EdUFSCar realiza uma exposição de livros voltados para as áreas de Linguística e Linguagem. A exposição faz parte do 58º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL) que será sediado na UFSCar, no mesmo período. Durante os dias do evento haverá estande com obras de diversas editoras, como Cortez, Vozes, Paz e Terra, Martins Fontes, Cengage Learning e das editoras vinculadas à Associação Brasileira das Editoras Universitárias. A comercialização de livros será das 8 às 18 horas, na área externa da Livraria da EdUFSCar, localizada na área Norte do campus São Carlos. No primeiro dia da exposição também será realizado o lançamento do livro "Escutar o invisível", escrito por Eduardo Calil, da Editora da Unesp, às 18h30.
O 58º Seminário do GEL tem o objetivo de divulgar e compartilhar informações científicas e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa linguística. A programação completa está disponível no site www.gel.org.br. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-9621.

04/03/2010

Nós cuidamos dos nossos bixos!


Esse é um banner que foi afixado na entrada da UFSCar, na semana da calourada.
Em tempos em que diariamente vemos pelo noticiário casos de trotes violentos, achei uma boa iniciativa da universidade promover uma semana de recepção aos calouros repleta de atividades produtivas.
E com esse cartaz tão fofo, ficou ainda melhor!!!

17/02/2010

10/01/2010

Garotas Italianas

O domingão das Garotas Italianas, promovido pelo Miguel Falabella (@FalabellaReal) no twitter, trouxe hoje - para os sortudos seguidores - as seguintes pérolas, deliciem-se clicando nos links:
Anna Identici, com Un bene grande così
Anna Magnani, La fioraia del Pincio
Anna Tatangelo, cantando Rose Spezzate
Arisa, com Sincerità
Um tributo a Claudia Cardinale
Uma entrevista com Cicciolina no Porto. Figuraça.
A belíssima última tomada de Cinema Paradiso.
Dalida, uma egípcia cantando Gigi l'amoroso em italiano.
Elena Camerin, com Triste do grande Tom Jobim
Gianna Nannini e sua Meravigliosa creatura
Gigliola Cinquetti, com Dios Como Te Amo
Laura Pausini, com Tra Te E Il Mare
Mina Mazzini interpretando Grande, grande, grande e Acqua e Sale
Monica Vitti, numa exibição precursora das atuais stand up comedies
Ornella Vanoni, cantando Senza fine e La voglia la pazzia (quase uma bossa nova!)
Raffaella Carra interpretanto Fiesta em espanhol
Renata Tebaldi, belíssima interpretação da aria O mio Babbino caro
Rita Pavone com Datemi un Martello
Um bonito tributo a Sophia Loren
Como vêem, a gente mata saudades de obras que há muito não via e toma conhecimento de artistas maravilhosas que simplesmente não eram de nosso universo cultural. Maravilhoso!
Eu gosto muito desses eventos culturais promovidos pelo Falabella no twitter. Acho que ele conseguiu inventar um sentido muito nobre para o microblog. Estimula a interação com os seguidores em torno de um tema específico e o resultado é enriquecedor! Resolvi registrar aqui todos os vídeos postados por ele, pra que isso não se perca no tempo e no cyberespaço. Uma pena eu não ter tido essa ideia a tempo de registrar o domingão das francesas, que também foi maravilhoso...

26/07/2009

presente

Eu ganhei muitos presentes. De meus amigos, de minha família... Foram muitos gestos de carinho, muitas palavras significantes... A presença de pessoas especiais, e o contato daquelas, também especiais, que simplesmente não conseguiram estar mais próximas (mas mesmo assim se fizeram presentes).
Eu poderia falar da Ingrid, que depois de um dia estressante de trabalho saiu de Matão e veio me ver, com o marido, em plena terça-feira à noite.
Poderia falar da Maria. Grávida, com um filho pequeno, um pai doente pra cuidar e o marido viajando. Trabalhando e sozinha em São Paulo. Pois arranjou um tempo pra me dizer o quanto sou especial pra ela, e me felicitou pelo meu aniversário.
Eu poderia falar da Ju, que está em São Carlos, vinda de Criciúma, e gastou tempo precioso em que ela poderia estar ao lado da família dela para estar um pouquinho comigo...
Eu poderia falar do Alexandre, que arranjou um jeito de me prestigiar entre a loucura de duas viagens internacionais e de um pai idoso e enfermo que exige atenção constante.
Ainda poderia falar do André, que num show temático no teatro municipal achou uma brecha pra me homenagear, oferecendo pra mim uma música e dizendo doces palavras, publicamente, ao meu respeito...
Eu poderia falar do gesto de cada um dos meus queridos amigos, que são tão especiais pra mim e que sempre me fazem sentir uma pessoa importante.
Mas vou pedir licença para eleger aqui um símbolo.
O video que a Lucileine me deu, de presente.
Muito emocionante, ele traz à tona momentos especiais. Ele traduz sentimentos universais de amizade.
Bem-aventurados os que podem contar com amizades sinceras. Amizades duradouras e especiais... Ainda mais nos dias de hoje, onde tudo parece clamar pela efemeridade...
A todos os meus queridos amigos, muito obrigada por estarem na minha vida.
Obrigada por cada palavra (dita, escrita ou mesmo pensada), por cada gesto, por cada olhar... Que me alimentam e me mantêm em pé. Não somente na passagem do aniversário, mas a cada dia desta minha jornada terrestre.
Vocês são demais!!
Beijos a todos!
Assista o presente que eu ganhei da Lu, direto da página do you tube: clique aqui.

06/07/2009

Maria Stuart

Selando com chave de ouro o final de semana bárbaro que eu tive, ontem fui ao teatro municipal assistir à ótima "Maria Stuart", de Schiller. Um clássico numa montagem muito bonita e emocionante. Atores de ponta que fazem o espetáculo ficar ainda mais impecável.
Realmente o pessoal do Teatro acertou em cheio ao trazer esse espetáculo para comemorar 1 ano da reinauguração.
São Carlos é a primeira cidade do estado a receber essa apresentação. Sortudos os que puderam prestigiar e sair de lá com um pouquinho mais de alimento pra alma!
Foram três horas que passaram rapidinho. Como em todos os espetáculos de qualidade, que te prendem a atenção do início ao fim.
Muito bom mesmo! Parabéns a todo o pessoal da PMSC, do DAC e do Teatro!Também foi gratificante para mim, que sou são-carlense declaradamente apaixonada pela minha terra, e que além disso já trabalhei na Prefeitura, constatar, no momento dos agradecimentos, a atriz principal da peça rasgar elogios ao teatro, ao público e à cidade... Dá um orgulhozinho na gente, mesmo já não tendo mais nada a ver com aquela trabalheira toda que o povo de lá continua tendo, mas dá um orgulhozinho e vem aquele pensamento "eu também fiz uma pequena parte da reconstrução desse teatro".
Que nós são-carlenses, natalícios ou não, saibamos sempre aproveitar tudo de bom que nossa cidade nos dá. E que conservemos e defendamos todas as nossas conquistas, como esse teatro.

Aventuras

Final de semana simplesmente sensacional!
Não poderia ser diferente, já que estive cercada de pessoas especiais!




Valeu, gente! Vocês fazem a diferença na vida de qualquer pessoa!
Astral nas alturas! Ânimo renovado!
Até a próxima (e que esta seja breve)!

(Mais fotos no picasaweb)

30/06/2009

amigas que presenteiam com arco-íris e com carinho

Ontem tive um almoço delicioso com duas amigas de décadas. A Ré e a Lucileine. Amigas-irmãs que o tempo jamais vai distanciar. Um almoço perfeito para recarregar as energias, encarar a semana de frente e sentir a presença de Deus nos amigos. Uma bênção.
Hoje acordei numa manhã chuvosa dessas que dá vontade de dormir mais um pouquinho e recebi no meu celular uma mensagem da Stela Martins. Tinha uma foto - tirada por ela mesma, com o celular - de um arco-íris, e uma mensagem de voz que ela gravou e que dizia "Que bom começar uma manhã assim, não? Lindíssimos!"
Realmente, amiga. Realmente, amigas... Que bom ser capaz de perceber esses presentes que Deus nos dá. Um arco-íris na nossa janela, um amigo na nossa vida!
Por isso deixo registrado aqui meu agradecimento a vocês três, por existirem e por participarem da minha vida.
E presenteio a todos os meus amigos com a foto da Estela e com o texto que a Leine me mandou ontem depois do nosso almoço.

BONS AMIGOS

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

28/06/2009

fofucho!

Além do que já escrevi aqui sobre o Lenine, adicionaria, após o show maravilhoso de hoje à noite: o Lenine é tudodebom.com.br
Os shows dele sempre lavam a nossa alma ("e eu digo: calma alma minha, calminha" só para parafrasear o Zeca Baleiro: porque quem é da mesma tchurma que eu, quando lembra do Lenine sempre lembra do Zeca e vice-versa!!).
Dá vontade de pegar o Lenine e trazê-lo pra casa da gente.
Mesmo ele insistindo em cantar aquela música idiota da Alzira (aff!) a gente continua amando muito o nosso Lenine. Porque ele também é do clube dos artistas que entendem a alma e o coraçãozinho da gente.
Compartilhar a experiência de vê-lo com pessoas tão queridas, então... Não tem preço!
Que homem iluminado (aliás, dá uma olhadinha nesta foto que eu tirei!! Quanta luz sobre a pessoa! rsrs)
Que coisa boa!
Que bênção!
Que privilégio!
Que tudo!!
É pra começar a semana de coração alegre!! De astral renovado!! De alma sorridente!!

É o que me interessa
(Lenine)

Daqui desse momento
Do meu olhar pra fora
O mundo é só miragem
A sombra do futuro
A sobra do passado
Assombram a paisagem
Quem vai virar o jogo e transformar a perda
Em nossa recompensa
Quando eu olhar pro lado
Eu quero estar cercado só de quem me interessa

Às vezes é um instante
A tarde faz silêncio
O vento sopra a meu favor
Às vezes eu pressinto e é como uma saudade
De um tempo que ainda não passou
Me traz o teu sossego
Atrasa o meu relógio
Acalma a minha pressa
Me dá sua palavra
Sussurre em meu ouvido
Só o que me interessa

A lógica do vento
O caos do pensamento
A paz na solidão
A órbita do tempo
A pausa do retrato
A voz da intuição
A curva do universo
A fórmula do acaso
O alcance da promessa
O salto do desejo
O agora e o infinito
Só o que me interessa

03/05/2009

Best of Brega

Nem preciso dizer que quem não foi perdeu um festão, né?
Pena que vendo as fotos não dá pra ter ideia da trilha sonora "maravilhosa"! rs


Veja mais fotos clicando aqui.