Mostrando postagens com marcador Poesia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Poesia. Mostrar todas as postagens

10/02/2019

1 ano depois

Um ano depois,

Uma volta inteirinha da Terra ao redor do Sol. Muitas descobertas, encantamento, superação, fortalecimento do vínculo. 

Que venham mais outras oportunidades de crescermos juntos. 

Gratidão 


Taking time to find the right line
Talking easy with the thoughts
You want to share
Leaning down, feel you growing in my mind
Stealing down, going down,
Feel you growing in my mind

It's got to be slow, talking love the only way
It's got to just flow,
Making love and taking time
To let it grow

Finding ways to find the real you

Spending days just holding hands
And feeling free
Play around, watch the sunshine
Coming through
Come around, stay around,
Watch the loving grow with you
Loving you the love you give me
Living loving with the things
We have to share
Poetry, hear the words
You say to me
Stay with me, here with me,
Keep our loving flowing free

Composição: B.Thatcher / M.Dunford


Dando um tempo para
Encontrar a linha certa
Falando fácil com
Os pensamentos
Que deseja compartilhar
Agachando, sinto você
Compreendendo em minha mente
Descendo furtivamente
Indo a fundo
Sinto você crescendo em minha mente
Tem que ser com calma
Recebendo amor, o único meio
Apenas precisa fluir
Fazendo amor e dando um tempo
Para deixar crescer

Encontrando maneiras
De descobrir o verdadeiro você
Passando os dias
Apenas dando as mãos
E sentindo-se livres
Brincando, assista
A luz do sol atravessando
Chegue a uma conclusão
Fique por perto
Observe o amor crescer em você
Tem que ser com calma
Recebendo amor, o único meio
Apenas precisa fluir
Fazendo amor e dando um tempo
Para deixar crescer

Amando você
O amor que você me oferece
Vivendo, amando as coisas
Que temos para compartilhar
Poesia, ouça as palavras
Que você diz para mim
Fique comigo, aqui comigo
Deixe nosso amor fluir livremente
Tem que ser com calma
Recebendo amor, o único meio
Apenas precisa fluir
Fazendo amor e dando tempo
Para deixar crescer

(B.Thatcher / M.Dunford)



31/08/2013

Confessando a derrota

"Trabalhas sem alegria para um mundo caduco,
onde as formas e as ações não encerram nenhum exemplo.
Praticas laboriosamente os gestos universais,
sentes calor e frio, falta de dinheiro, fome e desejo sexual.

Herois enchem os parques da cidade em que te arrastas,
e preconizam a virtude, a renúncia, o sangue-frio, a concepção.
À noite, se neblina, abrem guarda-chuvas de bronze
ou se recolhem aos volumes de sinistras bibliotecas.

Amas a noite pelo poder de aniquilamento que encerra
e sabes que, dormindo, os problemas te dispensam de morrer.
Mas o terrível despertar prova a existência da Grande Máquina
e te repõe, pequenino, em face de indecifráveis palmeiras.

Caminhas entre mortos e com eles conversas
sobre coisas do tempo futuro e negócios do espírito.
A literatura estragou tuas melhores horas de amor.
Ao telefone perdeste muito, muitíssimo tempo de semear.

Coração orgulhoso, tens pressa de confessar tua derrota
e adiar para outro século a felicidade coletiva.
Aceitas a chuva, a guerra, o desemprego e a injusta distribuição
porque não podes, sozinho, dinamitar a ilha de Manhattan".

(Carlos Drummond de Andrade, "Elegia 1938", em: Sentimento do Mundo)


- Posted using BlogPress from my iPad

05/09/2011

Saber Viver

Não sei... Se a vida é curta Ou longa demais pra nós, Mas sei que nada do que vivemos Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: Colo que acolhe, Braço que envolve, Palavra que conforta, Silêncio que respeita, Alegria que contagia, Lágrima que corre, Olhar que acaricia, Desejo que sacia, Amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, É o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela Não seja nem curta, Nem longa demais, Mas que seja intensa, Verdadeira, pura... Enquanto durar. (Cora Coralina)

22/04/2011

o que é melhor?

Ou isto ou aquilo
(Cecília Meireles)
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

03/04/2011

carpe diem

"Melhor é aceitar!
E venha o que vier!
Quer Júpiter te dê ainda muitos invernos,
quer seja o derradeiro este que ora desfaz nos rochedos hostis ondas do mar Tirreno,
vive com sensatez destilando o seu vinho e,
como a vida é breve,
encurta a longa esperança.
De inveja o tempo voa enquanto nós falamos:
trata, pois, de colher o dia,
o dia de hoje,
que nunca o de amanhã merece confiança".
(Quinto Horácio Flaco, em Livro de Odes I)

27/03/2011

lembrança perene

Um verso lindo para inspirar o domingão:
"O coração não esquece o que amou"
(Adélia Prado)

20/03/2011

inquietude

"O homem quer ser peixe e pássaro,
a serpente quisera ter asas,
o cachorro é um leão desorientado,
o engenheiro quer ser poeta,
a mosca estuda para andorinha,
o poeta trata de imitar a mosca..."
Ode ao Gato - Pablo Neruda

12/02/2011

três coisas

"De Tudo Ficaram Três Coisas"
(Fernando Sabino*)

De tudo ficaram três coisas:
A certeza de que estamos começando,
A certeza de que é preciso continuar e
A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar
Fazer da interrupção um caminho novo,
Fazer da queda um passo de dança,
Do medo uma escola,
Do sonho uma ponte,
Da procura um encontro,
E assim terá valido a pena existir!


*do livro "Encontro Marcado"

13/07/2009

fire in your heart

Recebi por email do meu querido amigo Eduardo Castro (Jigme Singhe Wankchud).
Serviu pra completar a belezura deste dia!
Enjoy, everybody!

Fire
(William Blake)
Unless the eye catches fire, God will not be seen.
Unless the ear catches fire, God will not be heard.
Unless the tongue catches fire, God will not be named.
Unless the heart catches fire, God will not be loved.
Unless the mind catches fire, God will not be known.

02/02/2009

Drummond

Ausência
Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.
(Carlos Drummond de Andrade)


É tão linda que dá vontade de mandar tatuar, né?

31/12/2008

desejos para 2009

Sentir primeiro, pensar depois
Perdoar primeiro, julgar depois
Amar primeiro, educar depois
Esquecer primeiro, aprender depois

Libertar primeiro, ensinar depois
Alimentar primeiro, cantar depois

Possuir primeiro, contemplar depois
Agir primeiro, julgar depois

Navegar primeiro, aportar depois
Viver primeiro, morrer depois

(Mario Quintana)

11/12/2008

Fernando Pessoa

Refleti muito sobre minha necessidade de me preservar mais, deixar de me jogar de cabeça em tudo que faço - porque cair de cabeça machuca mesmo, e quanto mais alto, tanto maior o tombo.
E eis que me chega um cartão com o seguinte trecho do Ricardo Reis:

"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive".
(Ricardo Reis)

Será que é Deus, me respondendo?
Acho que vou continuar sendo assim: só emoção, paixão em tudo que faço.
Afinal de contas, essa é minha essência.
Nem que eu tenha que ser só, pra ser inteira.

10/12/2008

Hoje

HOJE

Sair de mim para buscar outro caminho

e me encontrar

Soltar o leme do barco e deixá-lo seguir à deriva

só pra variar.


(Cleidinis Timoteo)

19/08/2008

Coralina

Não te deixes destruir…
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.

(Cora Coralina)

27/06/2008

Embriaguem-se

EMBRIAGUEM-SE
Charles Baudelaire

É preciso estar sempre embriagado. Aí está: eis a única questão. Para não sentirem o fardo horrível do Tempo que verga e inclina para a terra, é preciso que se embriaguem sem descanso.

Com quê? Com vinho, poesia ou virtude, a escolher. Mas embriaguem-se.

E se, porventura, nos degraus de um palácio, sobre a relva verde de um fosso, na solidão morna do quarto, a embriaguez diminuir ou desaparecer quando você acordar, pergunte ao vento, à vaga, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo que flui, a tudo que geme, a tudo que gira, a tudo que canta, a tudo que fala, pergunte que horas são; e o vento, a vaga, a estrela, o pássaro, o relógio responderão: "É hora de embriagar-se! Para não serem os escravos martirizados do Tempo, embriaguem-se; embriaguem-se sem descanso". Com vinho, poesia ou virtude, a escolher.

08/03/2008

Dia Internacional da Mulher

A MULHER

Ó Mulher! Como és fraca e como és forte!
Como sabes ser doce e desgraçada!
Como sabes fingir quando em teu peito
A tua alma se estorce amargurada!

Quantas morrem saudosas duma imagem
Adorada que amaram doidamente!
Quantas e quantas almas endoidecem
Enquanto a boca ri alegremente!

Quanta paixão e amor às vezes têm
Sem nunca o confessarem a ninguém
Doces almas de dor e sofrimento!

Paixão que faria a felicidade
Dum rei; amor de sonho e de saudade,
Que se esvai e que foge num lamento!

Florbela Espanca

21/12/2007

Drummond

Dispensa qualquer comentário. E a gente nunca se cansa de ler...
A (boa) poesia é eterna.
Esta peça é um cristalino exemplo disso.
O meu 2007 - agora já bem velhinho - teve muito dessa magia que eu tanto ansiava. E muito disso dependeu do meu esforço em renovar a esperança e me manter no caminho correto dia após dia.
Que 2008 seja a continuação dessa postura... VIVER, simplesmente. De alma leve e coração aberto!


Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

(Carlos Drummond de Andrade)

11/10/2007

É proibido

Como sempre, minha amiga Lucileine me mandando e-mails que têm o dom de chegar com uma palavra de alento naqueles dias mais FDP, onde um monte de coisas estão dando errado e a gente fica com vontade de jogar tudo pro alto e voltar pra casa pra dormir...
Um belo texto que quero compartilhar com todos.



É Proibido

É proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer
Ter medo de suas lembranças.
É proibido não rir dos problemas
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo,
Não transformar sonhos em realidade.
É proibido não demonstrar amor
Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.
É proibido deixar os amigos
Não tentar compreender o que viveram juntos
Chamá-los somente quando necessita deles.
É proibido não ser você mesmo diante das pessoas,
Fingir que elas não te importam,
Ser gentil só para que se lembrem de você,
Esquecer aqueles que gostam de você.
É proibido não fazer as coisas por si mesmo,
Não crer em Deus e fazer seu destino,
Ter medo da vida e de seus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.
É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,
Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se desencontraram,
Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente.
É proibido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que as vidas deles valem mais que a sua,
Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.
É proibido não criar sua história,
Deixar de dar graças a Deus por sua vida,
Não ter um momento para quem necessita de você,
Não compreender que o que a vida te dá, também te tira.
É proibido não buscar a felicidade,
Não viver sua vida com uma atitude positiva,
Não pensar que podemos ser melhores,
Não sentir que sem você este mundo não seria igual.

Pablo Neruda

07/08/2007

Rosa pra brotar


Eu queria postar alguma coisa, mas não sabia exatamente o quê.
Fiquei pensando em escrever algo pra minha amiga Tetê, já que ela sempre se mostra tão sensível com o que acontece comigo e eu sei que ela deve estar um pouco tristinha esses dias.
Mas aí lembrei que eu não tenho o mesmo talento da Tetê em conseguir as palavras mais doces e certeiras pra ofertar a alguém em momentos assim. E então fiquei em dúvida e muito pensante (ou penseira) sobre o que exatamente postar.
Vejam bem: até antes de ontem eu tinha dois casamentos de amigas chegando. Um em setembro e um em outubro. E eis que ontem, sem mais nem menos, recebi o convite oficial de um deles e a triste notícia de que o outro foi adiado.
Daí lembrei de várias coisas (não necessariamente nessa ordem) que me convenceram de vez a colocar a música do Vinicius que está aí embaixo:

- Eu gosto muuuuuito dessa música;
- A Tetê também gosta do Vinicius e deve gostar dessa música (ela até é "A amiga das rosas");
- O Fabiano só canta ela na minha cabeça há dois dias - e eu quero muito que brote logo uma rosa no coração dele, pra finalmente sermos 6;
- Hoje de manhã meu despertador me acordou com essa música no rádio (parece mentira, mas não é. Como diria a Tetê: isso só pode ser um sinal!!)
- Vinicius nunca é demais e todo mundo deveria ler (e/ou ver, ouvir, experimentar) um pouquinho por dia, como se fosse um remédio.

Então, sendo assim, lá vai ela:

Enjoy, everybody!



Samba da rosa
Vinicius de Moraes / Toquinho


Rosa pra se ver
Pra se admirar
Rosa pra crescer
Rosa pra brotar
Rosa pra viver
Rosa pra se amar
Rosa pra colher
E despetalar

Rosa pra dormir
Rosa pra acordar
Rosa pra sorrir
Rosa pra chorar
Rosa pra partir
Rosa pra ficar
E se ter mais uma rosa mulher

É primavera
É a rosa em botão
Ai, quem me dera
Uma rosa no coração