Você vai viver até os 90 anos - como pretende chegar lá?
Sob este título, a revista Claudia de março publicou uma matéria onde revela que a expectativa média de vida das mulheres já é de 90 anos. Tá lá na matéria: "As escolhas que fazemos hoje são responsáveis por nossa saúde lá na frente. Aqui, uma bússola e uma bola de cristal que vão ajudar você a viver mais e melhor". Eu achei tão interessante e importante que resolvi copiar o trecho da bússola e da bola de cristal aqui no blog. Não só para compartilhar com todas as minhas amigas, mas também como forma de facilitar a minha consulta sempre.
A matéria completa está neste link.
Bola de cristal
Exames que previnem as principais doenças
Pressão arterial
Na puberdade, ou a partir dos 13 anos, é preciso verificar a pressão uma vez por ano. O normal é entre 12 por 8 e 12,9 por 8,4.
Perfil lipídico
A partir dos 20 anos, a cada três anos. Dosa as gorduras: colesterol, suas frações (HDL, o bom colesterol, e o LDL, que entope artérias) e triglicérides. As gorduras elevam o risco de infartos. O colesterol total não deve ultrapassar 200 miligramas por decilitro. O LDL , 129 miligramas por decilitro; e o HDL deve ser maior que 40 miligramas por decilitro. O triglicérides deve estar abaixo de 150 miligramas por decilitro
Glicemia de jejum
A partir dos 35 anos, a cada dois anos. Mede o nível de açúcar no sangue para teste de diabetes. O normal é abaixo de 110 miligramas por decilitro. Resultados entre 110 e 126 apontam risco de ter a doença. Acima de 126, é diabetes.
Teste ergométrico
A partir dos 35 anos, anualmente. Eletrodos captam alterações elétricas no coração enquanto o paciente anda na esteira ou pedala. Ajuda a diagnosticar obstruções nas artérias.
Papanicolau
A partir dos 18 anos, anualmente. Células do colo do útero são analisadas para identificar alterações pré-malignas. Se aparecer coceira, corrimento ou infecção, antecipe o exame.
Mamografia
A partir dos 40 anos, todo ano. A radiografia dos seios detecta tumores malignos. As chances de cu ra do câncer de mama chegam a 95% se descoberto cedo. Quando se tem parentes que sofreram esse câncer, o exame se inicia anos antes.
Sangue oculto nas fezes
A partir dos 50 anos, anualmente. Análise laboratorial do material evacuado em dois dias rastreia o câncer colorretal. Pode ser substituída pela retossigmoi dos copia, versão da colonoscopia que analisa a mucosa do reto e parte do intestino grosso, onde aparecem 70% dos tumores.
Dosagem do TSH
Aos 35 anos, repetida a cada cinco. O ginecologista solicita e, em caso de alteração, encaminha para o endocrinologista. O hormônio sintetizado pela hipófise para estimular a tireóide é dosado para saber se esse órgão, responsável pelo metabolismo, está bem. As disfunções não produzem sintomas, embora algumas pessoas com hipotireoidismo (a glândula age em ritmo lento) demonstrem cansaço e ganho de peso. Nas mulheres, a incidência triplicou na última década. No hipertireoidismo, há uma produção acentuada dos hormônios T3 e T4, também dosados por exames, o que provoca irritabilidade, taquicardia e perda de peso.
Densitometria óssea
A partir dos 45 anos, anualmente. Imagens da bacia e do fêmur são captadas por raios X e comparadas no computador aos limites da perda óssea esperada na idade. O normal é menos de 1, que significa perda de 10%. Entre 1 e 2,5 (perda de 10 a 25%), há osteopenia. Acima, já é osteoporose, que deixa os ossos mais porosos e sujeitos a fraturas.
Exame visual
A partir dos 50 anos, todo ano (antes, caso tenha histórico familiar ou alto grau de miopia). A finalidade é detectar glaucoma, aumento da pressão intra-ocular, que danifica os vasos sanguíneos, levando à diminuição gradual e irreversível do campo visual. No início, o quadro pode ser assintomático.
Bússola
Hábitos saudáveis que podem mudar sua história
Prato leve
Consuma sete porções de frutas, legumes e verduras todos os dias, além de leite e derivados – iogurtes são muito bem-vindos. Coloque no prato feijão com arroz (de preferência integral), acrescido de carne magra, peixe, frango ou ovo. Reduza a ingestão de açúcar, sal, enlatados e gorduras, em especial as encontradas em carnes gordas. A dieta equilibra da faz bem ao coração, aos ossos e pode prevenir tumores.
Exercício físico
Treinos orientados preservam (e melhoram!) o condicionamento físico, a
força muscular e a flexibilidade. Ainda fortalecem os ossos, ativam a circulação e aumentam consideravelmente a irrigação do cérebro. Na impossibilidade de fazê-los, use mais as escadas e menos o carro. Faça caminhadas de 30 minutos pelo menos três vezes por semana.
Dentes fortes
A diminuição da massa óssea, agravada pela queda na produção hormonal, com promete também a sustentação dos dentes. Retração e sangramento gengival podem sinalizar esse distúrbio. Escove três vezes por dia e substitua o fio dental por uma escova interdental (a perda óssea aumenta o espaço entre os dentes, por isso o fio perde eficiência). Vá ao dentista a cada seis meses.
Vacinação
Imunizar-se anualmente contra gripe pode evitar infecções que agridem e desgastam o organismo. Pela mesma razão, vale a pena tratar logo inflamações, mesmo localizadas, como corrimento vaginal. Já a vacina contra o HPV impede o ataque do vírus responsável pelo câncer do colo do útero.
Sem cigarro
Um dos tumores mais passíveis de prevenção é o de pulmão. Afastando-se do cigarro, derrubará os riscos de ter câncer. Além de manter protegidos o coração, os ossos e a pele.
Cintura fina
A obesidade aumenta o risco de diabetes e penaliza as articulações. Cuida do com a gordura que se deposita na cintura: é a pior para o coração. Principalmente na entrada da me no pausa, quando diminui o estrógeno, que leva as gorduras para os quadris – elas passam a se acumular na barriga. A circunferência da cintura não deve ultrapassar 88 centímetros. Mas não exagere, busque meios saudáveis de reduzir peso.
Múltiplos interesses
Troque idéias e aprenda novas habilidades: funciona como ginástica cerebral, estabelecendo novas conexões entre as células nervosas. Supõe-se que pessoas com atividade intelectual são menos afetadas pelo Alzheimer.
Stress sob controle
A agitação constante agride as células e acelera o envelhecimento. Além de adotar antídotos como massagem e acupuntura, procure levar a vida com mais tranqüilidade, colocando na agenda tempo para meditar. Alimente o bom humor: pessoas otimistas vivem bem mais.
Laços afetivos
Pesquisas atestam que as amizades ajudam a prolongar a vida. Não só melhoram a imunidade mas também reduzem os riscos de ter de pressão, síndrome do pânico e doenças como Alzheimer. Já o isolamento social tem efeito contrário.
30/03/2008
28/03/2008
Governando com alegria
Somente quem está batendo recordes de aprovação pode se dar ao luxo de governar (e governar BEM!) com tanta alegria e descontração.
O PT tem essa característica: governa sem aquele peso e ranço de seriedade forçada. Sem hipocrisias. O PT governa com leveza. Não pensei que fosse viver pra ver um de nossos governantes maiores olhar para os Estados Unidos simplesmente como mais um país entre os outros países, e não como uma quase divindade global. Chega de "dobrar a espinha" perante Tio Sam.
A fala do presidente Lula(em negrito no texto abaixo) vai ficar pra História. Assim como tantas realizações deste governo alegre.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (27), em Recife, que telefonou duas vezes para o colega norte-americano, George W. Bush, para tratar da crise imobiliária nos Estados Unidos.
Segundo Lula, o governo está de olho para que “o Brasil e os países que estão crescendo na América Latina não sejam vítimas dessa crise”.
“Eu pessoalmente falei duas vezes com o presidente Bush. Eu sei que ele ficou chateado porque eu tinha falado com o Gordon Brown. Eu liguei para ele e falei: “Ô Bush, o problema é o seguinte, meu filho: 'nós ficamos 26 anos sem crescer. Agora que a gente está crescendo, vocês vem atrapalhar, pô? Resolve a tua crise!'”, relatou Lula.
Em seu discurso, o presidente referia-se à crise que atinge o setor de crédito nos Estados Unidos, gerando perdas e ameaçando a saúde financeira dos bancos do país.
O governo norte-americano tem agido para evitar que os efeitos da crise contaminem outros setores da economia, reduzindo o consumo entre os norte-americanos - conhecidos como os maiores "gastadores" do mundo e responsáveis por grande parte do crescimento econômico dos EUA.
Durante o discurso, Lula também ironizou o Proer, programa de socorro financeiro a bancos criado em 1995, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
"O Brasil tem know-how para salvar banco. É só criar um Proer. Se ele [Bush] quiser, pode vir ao Brasil que tem gente aqui que pode ensinar. Eu não vou ensinar. Se eles precisarem, nós podemos mandar essa tecnologia para eles”, disse.
*Do site de notícias G1 (http://g1.globo.com/)
O PT tem essa característica: governa sem aquele peso e ranço de seriedade forçada. Sem hipocrisias. O PT governa com leveza. Não pensei que fosse viver pra ver um de nossos governantes maiores olhar para os Estados Unidos simplesmente como mais um país entre os outros países, e não como uma quase divindade global. Chega de "dobrar a espinha" perante Tio Sam.
A fala do presidente Lula(em negrito no texto abaixo) vai ficar pra História. Assim como tantas realizações deste governo alegre.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (27), em Recife, que telefonou duas vezes para o colega norte-americano, George W. Bush, para tratar da crise imobiliária nos Estados Unidos.
Segundo Lula, o governo está de olho para que “o Brasil e os países que estão crescendo na América Latina não sejam vítimas dessa crise”.
“Eu pessoalmente falei duas vezes com o presidente Bush. Eu sei que ele ficou chateado porque eu tinha falado com o Gordon Brown. Eu liguei para ele e falei: “Ô Bush, o problema é o seguinte, meu filho: 'nós ficamos 26 anos sem crescer. Agora que a gente está crescendo, vocês vem atrapalhar, pô? Resolve a tua crise!'”, relatou Lula.
Em seu discurso, o presidente referia-se à crise que atinge o setor de crédito nos Estados Unidos, gerando perdas e ameaçando a saúde financeira dos bancos do país.
O governo norte-americano tem agido para evitar que os efeitos da crise contaminem outros setores da economia, reduzindo o consumo entre os norte-americanos - conhecidos como os maiores "gastadores" do mundo e responsáveis por grande parte do crescimento econômico dos EUA.
Durante o discurso, Lula também ironizou o Proer, programa de socorro financeiro a bancos criado em 1995, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
"O Brasil tem know-how para salvar banco. É só criar um Proer. Se ele [Bush] quiser, pode vir ao Brasil que tem gente aqui que pode ensinar. Eu não vou ensinar. Se eles precisarem, nós podemos mandar essa tecnologia para eles”, disse.
*Do site de notícias G1 (http://g1.globo.com/)
17/03/2008
Domínio público
Que tal ler a obra completa de Machado de Assis, Joaquim Nabuco ou Fernando Pessoa? Ou viajar pela obra de William Shakespeare (em Português)? Quem sabe pesquisar Teses e Dissertações da CAPES? Ou obras de arte, dos grandes mestres da pintura e escultura? Ou ainda baixar música erudita? Tudo DE GRAÇA.
Tá tudo no site do Governo Federal, em uma Biblioteca Digital com obras de domínio público elaborada em software livre.
Vale a pena!
O link está aqui.
Bom divertimento!
13/03/2008
cabecinhas
Não poderia deixar de registrar a hilária frase do nosso amigo Alexandre, filosofando e concluindo sobre os nossos conterrâneos são-carlenses:
"Algumas pessoas nessa cidade têm a cabeça pititica e provinciana"
(Alexandre Fuccille, em 12/03/08)
"Algumas pessoas nessa cidade têm a cabeça pititica e provinciana"
(Alexandre Fuccille, em 12/03/08)
11/03/2008
FARC, Chávez, EUA e Mídia
Esse texto do Prof. Emerson Leal saiu publicado no Jornal Primeira Página do último domingo (09/03). Achei interessantíssimas as ponderações do Professor. De vez em quando é bom pensar pelo outro lado - "outro" em relação à nossa mídia parda. Só pra variar, só pra fazer um exercício. Concordei com muitas reflexões do Prof. Resolvi compartilhar com todos.
Boa leitura!
Boa reflexão!
O assassinato do líder das FARC
O assassinato de Raul Reyes, comandante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), pelo governo de Álvaro Uribe foi concebido e realizado com o apoio logístico da CIA norte-americana. Apesar de o governo colombiano tentar ocultar o caráter criminoso desta ação, fica evidente que se tratou de terrorismo de Estado.
Após a localização do grupo de Reyes por satélite ou por aeronave espiã, a CIA determinou que o exército colombiano invadisse um país estrangeiro e despejasse toneladas de bombas sobre o acampamento em que os guerrilheiros dormiam. Para entender os objetivos estratégicos desta ação conjunta dos governos norte-americano e colombiano é importante ressaltar o seguinte:
1. Se Tony Blair era o poodle europeu de Bush, Uribe é seu poodle latino-americano. Apesar de o presidente colombiano ter financiado grupos paramilitares quando governador do Estado de Antioquia e ter seu nome na lista de narcotraficantes, ele é hoje o representante maior do neoliberalismo – sistema econômico profundamente excludente – no nosso continente. Portanto, na ótica de Bush e do imperialismo norte-americano os pecados de Uribe têm de ser perdoados;
2. As Farc são – como não poderia deixar de ser – alvos constantes de campanhas de calúnias reverberadas ad nauseam pelos nossos grandes órgãos de comunicação de massa. Há quem se refira a seus integrantes como ‘narcoguerrilheiros’ ou ‘narcoterroristas’, tentando passar uma imagem de que seriam traficantes de cocaína. Nada mais falso! A função das Farcs é combater os governos subalternos aos interesses norte-americanos, em prol de um governo democrático e popular para a Colômbia. E é isso que eles fazem;
3. Na questão do intercâmbio humanitário para a libertação de reféns e presos políticos, as Farc sempre atuaram com autenticidade revolucionária, sem subterfúgios; diferentemente de Uribe, que mentia sempre e procurava abortar todas as tentativas de libertação daqueles. Num gesto unilateral, as Farc acabaram de libertar quatro deputados que estavam em seu poder. Há alguns anos atrás libertaram, também unilateralmente, 304 soldados e policiais prisioneiros das Farc;
4. Quem estava alcançando projeção internacional na questão da libertação de reféns, como interlocutor entre as partes envolvidas, era Hugo Chávez. Isto incomodava profundamente ao governo Bush. Na ótica deste grande genocida internacional, isto é a última coisa que poderia acontecer. ‘Como pode? Um ditador conseguindo resolver problemas que afligem o mundo inteiro de forma pacífica e através do diálogo!? Isso é heresia!’, diria Bush. Sua estratégia: frustrar qualquer tentativa de diálogo para tentar isolar Chávez;
5. Lamentavelmente nossa grande imprensa não faz outra coisa, senão reverberar o que a mídia norte-americana escreve. É difícil encontrar alguém que possa fazer uma avaliação correta do papel das Farc na história da Colômbia, porque as versões divulgadas pela imprensa são parciais, unilaterais e de acordo com os interesses norte-americanos: demonizar a guerrilha;
6. Raúl Reyes era o segundo homem das Farc. Foi, por assim dizer, o embaixador dos guerrilheiros. Era ele o responsável pelas conversações de paz, do lado da guerrilha. Estava negociando com a França a libertação de Ingrid Betancourt. “Foi um revolucionário exemplar, que entregou a vida pela causa em que acreditava”, como disse o secretário-geral do PC Colombiano Jaime Caicedo;
7. O canto da ‘vitória’ de Uribe e Bush não tem o condão de fazer história. Nas palavras de Emir Sader, “o jogo de Uribe é o de produzir mais sangue, como combustível para um terceiro mandato”. Quanto a Raúl Reyes, ele certamente haverá de entrar para o panteão dos heróis da América Latina, ao lado de Tiradentes, Bolívar e Che Guevara, pelo simples fato de que viveu ‘para servir a humanidade e contribuir para que ela continue’.
Emerson Leal – Doutor em Física Atômica e Molecular e vice-prefeito de São Carlos.
E-mail: depl@df.ufscar.br
Boa leitura!
Boa reflexão!
O assassinato do líder das FARC
O assassinato de Raul Reyes, comandante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), pelo governo de Álvaro Uribe foi concebido e realizado com o apoio logístico da CIA norte-americana. Apesar de o governo colombiano tentar ocultar o caráter criminoso desta ação, fica evidente que se tratou de terrorismo de Estado.
Após a localização do grupo de Reyes por satélite ou por aeronave espiã, a CIA determinou que o exército colombiano invadisse um país estrangeiro e despejasse toneladas de bombas sobre o acampamento em que os guerrilheiros dormiam. Para entender os objetivos estratégicos desta ação conjunta dos governos norte-americano e colombiano é importante ressaltar o seguinte:
1. Se Tony Blair era o poodle europeu de Bush, Uribe é seu poodle latino-americano. Apesar de o presidente colombiano ter financiado grupos paramilitares quando governador do Estado de Antioquia e ter seu nome na lista de narcotraficantes, ele é hoje o representante maior do neoliberalismo – sistema econômico profundamente excludente – no nosso continente. Portanto, na ótica de Bush e do imperialismo norte-americano os pecados de Uribe têm de ser perdoados;
2. As Farc são – como não poderia deixar de ser – alvos constantes de campanhas de calúnias reverberadas ad nauseam pelos nossos grandes órgãos de comunicação de massa. Há quem se refira a seus integrantes como ‘narcoguerrilheiros’ ou ‘narcoterroristas’, tentando passar uma imagem de que seriam traficantes de cocaína. Nada mais falso! A função das Farcs é combater os governos subalternos aos interesses norte-americanos, em prol de um governo democrático e popular para a Colômbia. E é isso que eles fazem;
3. Na questão do intercâmbio humanitário para a libertação de reféns e presos políticos, as Farc sempre atuaram com autenticidade revolucionária, sem subterfúgios; diferentemente de Uribe, que mentia sempre e procurava abortar todas as tentativas de libertação daqueles. Num gesto unilateral, as Farc acabaram de libertar quatro deputados que estavam em seu poder. Há alguns anos atrás libertaram, também unilateralmente, 304 soldados e policiais prisioneiros das Farc;
4. Quem estava alcançando projeção internacional na questão da libertação de reféns, como interlocutor entre as partes envolvidas, era Hugo Chávez. Isto incomodava profundamente ao governo Bush. Na ótica deste grande genocida internacional, isto é a última coisa que poderia acontecer. ‘Como pode? Um ditador conseguindo resolver problemas que afligem o mundo inteiro de forma pacífica e através do diálogo!? Isso é heresia!’, diria Bush. Sua estratégia: frustrar qualquer tentativa de diálogo para tentar isolar Chávez;
5. Lamentavelmente nossa grande imprensa não faz outra coisa, senão reverberar o que a mídia norte-americana escreve. É difícil encontrar alguém que possa fazer uma avaliação correta do papel das Farc na história da Colômbia, porque as versões divulgadas pela imprensa são parciais, unilaterais e de acordo com os interesses norte-americanos: demonizar a guerrilha;
6. Raúl Reyes era o segundo homem das Farc. Foi, por assim dizer, o embaixador dos guerrilheiros. Era ele o responsável pelas conversações de paz, do lado da guerrilha. Estava negociando com a França a libertação de Ingrid Betancourt. “Foi um revolucionário exemplar, que entregou a vida pela causa em que acreditava”, como disse o secretário-geral do PC Colombiano Jaime Caicedo;
7. O canto da ‘vitória’ de Uribe e Bush não tem o condão de fazer história. Nas palavras de Emir Sader, “o jogo de Uribe é o de produzir mais sangue, como combustível para um terceiro mandato”. Quanto a Raúl Reyes, ele certamente haverá de entrar para o panteão dos heróis da América Latina, ao lado de Tiradentes, Bolívar e Che Guevara, pelo simples fato de que viveu ‘para servir a humanidade e contribuir para que ela continue’.
Emerson Leal – Doutor em Física Atômica e Molecular e vice-prefeito de São Carlos.
E-mail: depl@df.ufscar.br
10/03/2008
Ser sublime é ser MULHER
Eu havia deixado uma bonita poesia da Florbela Espanca "engatilhada" no blog, para comemorar o Dia Internacional da Mulher.
Essa poesia está logo aí embaixo, um par de postagens antes desta.
Poesia é sempre bom.
Todo mundo deveria ler, como se toma um remédio em doses homeopáticas só que muito mais gostoso e eficaz para a alma(vacina?).
No entanto, eu não poderia deixar de comentar aqui no blog as minhas impressões sobre o MEU Dia Internacional da Mulher deste Ano.
Lógico que nunca terei o dom da palavra, como os grandes poetas que nos enchem o coração de alegria ao nos sentirmos contemplados por uma leitura de textos tão geniais.
Mas como o blog é meu (dá licença?) tenho o direito de ousar escrever algumas palavras sobre esse DIA 08, que para mim foi muito especial.
Neste último dia 08, conheci uma MULHER com M maiúsculo.
Uma mulher que pode resumir, em si própria, toda a essência feminina que tanto vemos exaltada em músicas, poesias, obras de arte, em homenagens e menções.
A mulher que conheci tem dentro de si uma força imensurável. Impossível não me lembrar dela, hoje, quando reli a poesia que eu mesma havia deixado engatilhada no blog. "A tua alma se estorce amargurada", disse sabiamente Florbela.
A mulher que conheci é capaz de segurar uma dor imensa pelos ombros, olhá-la bem nos olhos e dizer a ela que, por maior e mais injusta que ela, dor, seja, não vai conseguir impedi-la (ela, mulher) de viver e de amar. Não vai transformá-la em uma pessoa amarga nem mudar em um milímetro sua personalidade doce e terna, que tem em si um dom: o dom de amar e de fazer felizes as pessoas ao seu redor.
Uma vez assisti a um filme belíssimo (que obviamente não lembrarei qual era - rsrs) em que uma personagem dizia, diante da observação de desdém de um interlocutor, sobre um amor imenso de juventude que não fora correspondido: "Não me importa que ele não tenha me amado de volta. O MEU amor estava lá. Era sincero. E era dele".
Foi esse sentimento que vi nessa minha mais nova amiga: uma pessoa que ama e se dedica sem esperar receber tudo de volta. Não se choca ao constatar, com decepção, que as coisas não eram exatamente do jeito que pareciam. Admirável! Uma mulher que coloca o bem estar da família (em especial da filha) acima de sentimentos puramente pessoais. Uma mulher que consegue desprender-se de um apego sincero em nome de um amor ainda maior. Passar por cima de uma dor imensa, mas passar assim: linda, maquiada, de salto alto e perfumada, com a alma verdadeiramente aberta e generosa, a ponto de ver em quem a "sacaneou" apenas um ser humano que está cuidando de seus interesses, e que por isso não merece "vingança" ou "ressentimento". Uma mulher que consegue ver o lado positivo das situações que à primeira vista são extremamente amargas. Que consegue considerar os momentos BONS que viveu ao lado do outro durante anos, sem resumir toda a vivência à amargura da separação.
Um exemplo de mulher, que conheci justamente no dia 08 de março.
É por isso que as mulheres são tão especiais. Só elas conseguem cultivar sentimentos e posturas tão nobres diante da vida - e por isso alguém poderá se surpreender ao ver que, mesmo tendo sofrido algum golpe, elas ficam cada vez mais lindas quando superam alguma dor.
E é por isso que eu tenho tanto orgulho de ser mulher! E de conhecer mulheres tão especiais, cada uma a seu modo!
Essa poesia está logo aí embaixo, um par de postagens antes desta.
Poesia é sempre bom.
Todo mundo deveria ler, como se toma um remédio em doses homeopáticas só que muito mais gostoso e eficaz para a alma(vacina?).
No entanto, eu não poderia deixar de comentar aqui no blog as minhas impressões sobre o MEU Dia Internacional da Mulher deste Ano.
Lógico que nunca terei o dom da palavra, como os grandes poetas que nos enchem o coração de alegria ao nos sentirmos contemplados por uma leitura de textos tão geniais.
Mas como o blog é meu (dá licença?) tenho o direito de ousar escrever algumas palavras sobre esse DIA 08, que para mim foi muito especial.
Neste último dia 08, conheci uma MULHER com M maiúsculo.
Uma mulher que pode resumir, em si própria, toda a essência feminina que tanto vemos exaltada em músicas, poesias, obras de arte, em homenagens e menções.
A mulher que conheci tem dentro de si uma força imensurável. Impossível não me lembrar dela, hoje, quando reli a poesia que eu mesma havia deixado engatilhada no blog. "A tua alma se estorce amargurada", disse sabiamente Florbela.
A mulher que conheci é capaz de segurar uma dor imensa pelos ombros, olhá-la bem nos olhos e dizer a ela que, por maior e mais injusta que ela, dor, seja, não vai conseguir impedi-la (ela, mulher) de viver e de amar. Não vai transformá-la em uma pessoa amarga nem mudar em um milímetro sua personalidade doce e terna, que tem em si um dom: o dom de amar e de fazer felizes as pessoas ao seu redor.
Uma vez assisti a um filme belíssimo (que obviamente não lembrarei qual era - rsrs) em que uma personagem dizia, diante da observação de desdém de um interlocutor, sobre um amor imenso de juventude que não fora correspondido: "Não me importa que ele não tenha me amado de volta. O MEU amor estava lá. Era sincero. E era dele".
Foi esse sentimento que vi nessa minha mais nova amiga: uma pessoa que ama e se dedica sem esperar receber tudo de volta. Não se choca ao constatar, com decepção, que as coisas não eram exatamente do jeito que pareciam. Admirável! Uma mulher que coloca o bem estar da família (em especial da filha) acima de sentimentos puramente pessoais. Uma mulher que consegue desprender-se de um apego sincero em nome de um amor ainda maior. Passar por cima de uma dor imensa, mas passar assim: linda, maquiada, de salto alto e perfumada, com a alma verdadeiramente aberta e generosa, a ponto de ver em quem a "sacaneou" apenas um ser humano que está cuidando de seus interesses, e que por isso não merece "vingança" ou "ressentimento". Uma mulher que consegue ver o lado positivo das situações que à primeira vista são extremamente amargas. Que consegue considerar os momentos BONS que viveu ao lado do outro durante anos, sem resumir toda a vivência à amargura da separação.
Um exemplo de mulher, que conheci justamente no dia 08 de março.
É por isso que as mulheres são tão especiais. Só elas conseguem cultivar sentimentos e posturas tão nobres diante da vida - e por isso alguém poderá se surpreender ao ver que, mesmo tendo sofrido algum golpe, elas ficam cada vez mais lindas quando superam alguma dor.
E é por isso que eu tenho tanto orgulho de ser mulher! E de conhecer mulheres tão especiais, cada uma a seu modo!
Cidade iluminada
Hoje, quando cheguei a São Carlos de manhã, apressada porque já estava quase atrasada pro trabalho, foi como se uma cortina se abrisse diante de mim.
Eu estava fazendo o trevo de entrada da Getulio Vargas, e senti como se o sol ficasse mais forte. De repente, mesmo de óculos escuros, senti nos meus olhos aquela sensação de quando se deixa um cômodo escuro para sair ao ar livre: como se a claridade fosse ferir os olhos da gente.
Engraçado isso.
Senti o sol ardendo na parte do meu braço que o vidro do carro não protege, como se alguém tivesse girado um botãozinho aumentando a intensidade do calor. Ou como se alguém (alguém ou Alguém?) estivesse me mandando um sinal.
Só que não consegui entender qual é...
Mesmo assim fico feliz em saber que minha cidade amada gosta de me receber assim, com tanta luz! Tanta luz que nem cabe nos meus olhos!
Que seja uma semana iluminada. Pra todos!
Eu estava fazendo o trevo de entrada da Getulio Vargas, e senti como se o sol ficasse mais forte. De repente, mesmo de óculos escuros, senti nos meus olhos aquela sensação de quando se deixa um cômodo escuro para sair ao ar livre: como se a claridade fosse ferir os olhos da gente.
Engraçado isso.
Senti o sol ardendo na parte do meu braço que o vidro do carro não protege, como se alguém tivesse girado um botãozinho aumentando a intensidade do calor. Ou como se alguém (alguém ou Alguém?) estivesse me mandando um sinal.
Só que não consegui entender qual é...
Mesmo assim fico feliz em saber que minha cidade amada gosta de me receber assim, com tanta luz! Tanta luz que nem cabe nos meus olhos!
Que seja uma semana iluminada. Pra todos!
08/03/2008
Dia Internacional da Mulher
A MULHER
Ó Mulher! Como és fraca e como és forte!
Como sabes ser doce e desgraçada!
Como sabes fingir quando em teu peito
A tua alma se estorce amargurada!
Quantas morrem saudosas duma imagem
Adorada que amaram doidamente!
Quantas e quantas almas endoidecem
Enquanto a boca ri alegremente!
Quanta paixão e amor às vezes têm
Sem nunca o confessarem a ninguém
Doces almas de dor e sofrimento!
Paixão que faria a felicidade
Dum rei; amor de sonho e de saudade,
Que se esvai e que foge num lamento!
Florbela Espanca
Ó Mulher! Como és fraca e como és forte!
Como sabes ser doce e desgraçada!
Como sabes fingir quando em teu peito
A tua alma se estorce amargurada!
Quantas morrem saudosas duma imagem
Adorada que amaram doidamente!
Quantas e quantas almas endoidecem
Enquanto a boca ri alegremente!
Quanta paixão e amor às vezes têm
Sem nunca o confessarem a ninguém
Doces almas de dor e sofrimento!
Paixão que faria a felicidade
Dum rei; amor de sonho e de saudade,
Que se esvai e que foge num lamento!
Florbela Espanca
07/03/2008
Ternos bem cortados
Amei!!!
"O PSDB é um grande partido. É um partido que conta, em seus quadros, com grandes ternos cortados por grandes alfaites".
(Prof. Dr. José Benedito Sacomano, no Intersom Debates)
"O PSDB é um grande partido. É um partido que conta, em seus quadros, com grandes ternos cortados por grandes alfaites".
(Prof. Dr. José Benedito Sacomano, no Intersom Debates)
02/03/2008
Oração
Assinar:
Postagens (Atom)