15/04/2008

índios e código de ética

Achei ótemo!

Código de Ética de Índios dos E.U.A.

1) Levante-se com o Sol. Para orar. Ore sozinho e com freqüência. O Grande Espírito o escutará, se você, ao menos, falar.

2) Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.

3) Procure conhecer-se, por si mesmo. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.

4) Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os do melhor alimento, da melhor cama e os trate com respeito e honra.

5) Nunca tome para si o que não é seu: seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da cultura. Se não lhe foi dado, não é seu.

6) Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra: sejam elas pessoas, plantas ou animais. Assim como os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem os ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal que é própria dela.

7) Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa, que você colocar para fora no universo, voltará multiplicada a você.

8) Todas as pessoas cometem erros, que podem ser perdoados.

9) Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.

10) A natureza não é para nós: é uma parte de nós. Toda ela faz parte da nossa família Terrenal.

11) As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e o ágüe com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que cresçam.

12) Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros retornará a você.

13) Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo.

14) Mantenha-se equilibrado. Seu corpo Espiritual, seu corpo Mental, seu corpo Emocional e seu corpo Físico: todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe o seu corpo físico para fortalecer o seu corpo Mental. Enriqueça o seu corpo Espiritual para curar o seu corpo Emocional.

15) Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações.

16) Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isto é proibido.

17) Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, não poderá nutrir e ajudar os outros.

18) Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros.

19) Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.

CONSELHO INDÍGENA INTER-TRIBAL NORTE AMERICANO.
Desse conselho participam as tribos : Cherokee Blackfoot, Cherokee, Lumbee Tribe, Comanche, Mohawk, Willow Cree, Plains
Cree, Tuscarora, Sicangu Lakota Sioux, Crow (Montana) e Northern Cheyenne (Montana)

Nenhum comentário: