31/12/2015

Deixe a fila andar

O bom dos fins de ano é que temos a chance de fazer "um balanço" da nossa vida e avaliar o que vale a pena ser mantido no nosso coração e o que deve simplesmente ser "deixado pra lá". O bom de ter um blog - ou diário ou algo que o valha  - por vários anos é ter a chance de reler reflexões que fizemos nos fins dos anos anteriores e ver, já com a lente melhorada da distância, onde acertamos e onde erramos. É possível corrigir rotas, se necessário: para isso basta ter humildade. 
Creio que tomei algumas decisões de deixar pra lá pessoas e situações na minha vida, que me foram muito difíceis. Ninguém gosta de ser "chata", de dizer que não gosta de certos acontecimentos e de conscientemente retirá-los de sua vida: sim, é muito mais fácil ser "legal", sorrir, resignar-se e engolir sapos simplesmente para não se indispor com os outros. Mas, a longo prazo, quem ganha com isso?
Temos que investir no nosso bem estar e na nossa paz de espírito. É preciso oxigenar nossa vida e nossas relações. Extirpar o que não presta, como retirar uma verruga da pele: vai doer na hora, mas a longo prazo será benéfico. 
Sim, me sinto mal em dispensar uma faxineira, em eliminá-la da minha vida e chamar outra em seu lugar. Afinal, o dinheiro que eu pago fará falta pra ela. Além disso ela é honesta, de confiança, gente boa. Coitada. Será que não estou sendo muito rígida e intransigente? 
Mas ao mesmo tempo penso que não é justo comigo ficar tensa todo dia de faxina porque sei que ao chegar em casa terei que ficar colocando os objetos nos lugares certos, terei que, na marra, exercitar o desapego ao ver que a pessoa estragou coisas minhas por puro desleixo, que jogou fora coisas que não eram pra ter sido jogadas.
Terei que respirar fundo pra não me estressar ao ver que a fulana não limpou aquela teia de aranha, aquele rejunte de azulejo, que não fechou os frascos de produtos de limpeza e eles estão lá evaporando, como o meu dinheiro. Não é tão óbvio esse tipo de coisa pra que não se precise repetir, repetir, repetir?? Não, não é justo gastar dinheiro com gente desleixada e ter que ficar descontente, só pra não se constranger ao dispensar a pessoa. 
Dei esse exemplo apenas pra ilustrar, mas assim é com tudo em nossa vida. Com comportamento danoso de colegas no trabalho que "aceitamos" só pra não criarmos um "clima ruim" (é muito mais fácil ser "legal" e concordar com tudo do que falar umas verdades e ficar sendo "a chata"). Com aquele "amigo" que já te fez tão bem, mas que hoje em dia fala coisas com as quais você simplesmente não concorda, te desrespeita e te faz sentir mal, mas você o continua mantendo por perto, simplesmente pra não ter que ser "chata" e dizer umas verdades a ele, se afastar pra ter um pouco de paz e não se agredir. 
Pois minha reflexão de fim desse ano e propósito para o ano novo é que olhemos mais pra nós, para o que nos faz bem, e que invistamos nosso tempo e energia em pessoas e coisas que realmente nos façam bem. Vamos parar de perder tempo com gente e com coisa que não vale a pena. Vamos parar de ocupar espaço no nosso armário com peças que não nos servem mais ou que simplesmente já não fazem mais nosso estilo. Vamos fazer uma limpeza no armário e na vida. 
Sem rancor e sem ódios: vamos respeitar o que teve significado em nossa vida sem desdenhar de nada. Simplesmente vamos deixar a fila andar. 
No armário e na vida. 
Essa é minha proposta pra 2016. 

Nenhum comentário: