16/07/2011

vergonha alheia

A disciplina de Metodologia e Técnicas de Pesquisa do curso de GORH - terminando hoje - me ensinou muito em termos teóricos, mas também me fez aprender muito em termos "paralelos".
Eu já tinha ouvido aquela máxima que diz que "somente os inteligentes compreendem a ironia". Sempre concordei com essa máxima, aliás. Mas, nessa disciplina, praticamente tive uma oficina sobre essa assertiva.
O Prof. Roberto é extremamente inteligente e irônico. Na minha sala tem várias pessoinhas burrinhas e faladeiras.
O Prof. em várias oportunidades usou da ironia para ver se "enquadrava" as cocotinhas que ficam levantando toda hora, conversando durante a aula, atendendo telefone celular, saindo antes da hora...
Mas elas, como não entendem ironias, nem tomaram conhecimento. Riram, acharam que o Prof. não lhes estava chamando a atenção, mas sim uma "piadinha". E o desrespeito - ao professor, aos colegas e à inteligência e bom senso como instituições - seguiu, intocado.
Vi pessoas sendo chamadas de burras (não literalmente, mas por meio de fina e bem construída ironia), e rirem achando que o Prof. apenas estava brincando com elas, criando uma intimidade. Me vem um relincho aos ouvidos. Imaginário, mas poderia não ser.
Triste. Vergonhoso.
Como é duro conviver em sociedade.
Tomara que um dia eu desenvolva paciência para lidar com esse tipo de situação. Porque a maior prejudicada, com tudo isso, sou eu mesma. Porque me irrito e me estresso com isso, mas os que cometem o desrespeito, nem tomam conhecimento do ridículo da situação.

Nenhum comentário: