11/10/2008

Cem anos de Cartola

Hoje é o centenário de nascimento do grande mestre Cartola.
Já disse a várias pessoas que Cartola para mim tem um grande significado. Pela sinceridade de seus versos - que tocam a alma - e pelo muito que ele representa à cultura e à História do Brasil.
Um preto pobre, sem quase nenhum estudo (concluiu apenas a quarta série primária) mas dono de uma inteligência ímpar. Autor de composições antológicas da música popular brasileira, como "As rosas não falam" e "O mundo é um moinho".
Ouvindo a música que vem do morro hoje (os pocotós da vida) dá pra ficar pensando onde foi que perdemos a capacidade de excluir de nossa cultura o lixo e exaltar os mestres, como foram Cartola, Carlos Cachaça entre tantos outros.
Em homenagem ao Centenário de nascimento do Mestre, fica aqui uma de minhas letras favoritas de autoria dele:

O Sol Nascerá
(Cartola e Elton Medeiros)
A sorrir
Eu pretendo levar a vida
Pois chorando
Eu vi a mocidade perdida
A sorrir
Eu pretendo levar a vida
Pois chorando
Eu vi a mocidade perdida
Finda a tempestade
O sol nascerá
Finda esta saudade
Hei de ter outro alguém para amar
A sorrir
Eu pretendo levar a vida
Pois chorando
Eu vi a mocidade perdida

Nenhum comentário: