08/08/2010

muita, muita inveja dos anjos!

Na sexta (06/08) tive a grata satisfação de assistir, em companhia de amigos, ao ótimo espetáculo teatral "Inveja dos Anjos", da Cia Armazém de Teatro. A apresentação foi no teatro municipal de São Carlos (Alderico Vieira Perdigão). Uma peça memorável. Mais um gol de placa da Coordenadoria de Artes e Cultura da nossa prefeitura municipal, que tem nos ofertado uma variedade de excelentes espetáculos, todos a preços bastante acessíveis.
Mas o motivo do meu registro aqui no blog está longe de ser o meu elogio à peça. Essa é uma montagem vitoriosa, já comemorada em verso e prosa por público e crítica especializada de todo o país - não seria eu, do alto de meu leigo conhecimento teatral, que poderia acrescentar algum elogio inédito ao maravilhoso trabalho dessa trupe!
Eu quis escrever sobre isso para registar aqui a constatação a que chegamos, na conversa depois do espetáculo, meus amigos e eu: "tem gente que é incapaz de se divertir pensando".
Por mais engraçada que essa frase possa parecer, na verdade ela é trágica.
Na verdade eu mesma conheço pessoas - que considerava minhas amigas e que tenho me esforçado cada vez mais para mantê-las longe de mim, porque me fazem mal e não me acrescentam nada! - que só acham que conseguem se divertir se
* estiverem gastando bastante dinheiro (e ostentando isso)
* estiverem enchendo a cara de álcool
* estiverem contando aos outros o quanto sua vida é maravilhosa e o quanto suas experiências sobre todo e qualquer assunto são superiores às experiências dos amigos
* estiverem assistindo a algum filme, espetáculo teatral ou lendo um livro "fácil", "divertido", "engraçado"
e é nesse último ponto que eu gostaria de chegar, para esse post.
Pobres dessas pessoas que acham que só é "bom" um espetáculo escancarado!! Pobres das pessoas que não conseguem se divertir fazendo um exercício de reflexão... Que vazias suas vidas que só se alimentam de gargalhadas provenientes de piadas chucras e de humor pastelão - geralmente calcados em algum preconceito estereotipado!
São essas pessoas que passarão a vida nadando de braçada na superficialidade de uma poça d'água sem nunca ousar mergulhar na profundidade de uma lagoa (nem vou dizer de um oceano!).
Essas pessoas passarão a vida tomando vinho chapinha, alugando American Pie e assistindo "O analista de Bagé" no teatro. Porque elas simplesmente se contentam com a mediocridade.
Elas nunca conseguirão alçar voos maiores, lançar-se em patamares mais elevados. Nunca saberão apreciar um bom vinho chileno(tinto e seco), ir ao cinema para assistir a um bom filme do Almodóvar, se deliciar com um bom texto do Nelson Rodrigues, ou com uma boa montagem da Armazém cia. de Teatro...
Tudo isso passou pela minha cabeça em um lampejo na sexta à noite, no saguão do teatro, depois da peça maravilhosa a que assistíramos e conversando sobre os questionamentos que algumas pessoas fizeram ao Almir Martins, diretor do Teatro Municipal, quando ele decidiu incluir "Inveja dos Anjos" na programação de agosto.
E vamos que vamos, pensando nas coisas e definindo nossos rumos.

Nenhum comentário: