30/12/2012

Saúde, paz, sabedoria

Podemos acusar o pobre do ano velho, o sofrido 2012, de várias coisas. Mas ninguém pode dizer que ele não tenha sido INTENSO.
Fazendo aquele tradicional balanço mental de final de ano, vejo o quanto intensamente tudo nos foi apresentado durante esses 366 dias.
Não houve escapatória. Não houve chance de escolha: todo ser vivente foi obrigado a viver intensamente as mais diversas situações durante 2012. Não houve espaço para nada MORNO. Era fervura borbulhante. Intensa.
Vi amigos chorarem muito por perdas e por provações crueis por que tiveram que passar. Chorei junto com eles. Sofri junto com eles.
Mas vi também a maravilha da superação: vi amigos persistirem e darem a volta por cima em situações em que eu mesma não sei se seria forte - nem sábia, nem corajosa - o suficiente para agir como eles agiram. E senti um profundo orgulho por eles terem conseguido. E me alegrei profunda e sinceramente junto com cada uma dessas conquistas deles. E me inspirei em suas experiências, como aprendizado que levarei comigo, sempre.
Eu própria olho para minha estrada trilhada nesse ano, e constato que muita coisa foi dura. Também tive minhas perdas e frustrações. Mas vejo que o balanço é muito positivo, sim, senhor.
Por vezes tive conflitos fortíssimos, chegando a questionar se realmente estou lutando por algo que valha o esforço de minha luta. Mas ao fim, veio o alívio de que, sim, afora os percalços e erros do caminho, estou do lado certo. E estamos avançando.
Nem tudo saiu como eu gostaria que tivesse saído, mas não dá para ignorar todas as conquistas e, principalmente, todo aprendizado que tive em 2012.
E, como sabemos, o aprendizado vem não só do que dá certo, mas também do que dá errado. É preciso humildade para baixar a cabeça e aceitar o que não saiu como planejado. E, depois de refletir e absorver o aprendizado, erguer novamente a cabeça, para seguir em frente com dignidade, corrigindo as rotas.

Meus planos para 2013 são simples, porém ambiciosos: continuar tentando ser uma pessoa melhor a cada dia, continuar me esforçando para oferecer o que há de melhor em mim aos outros.
Sei que não consegui fazer isso em 2012, na medida em que eu gostaria. Fiquei bem aquém do meu desejo. Magoei pessoas, fui rude e explosiva em situações em que não deveria ter sido. Mas o que está feito já está feito. O jeito é tentar aprimorar-me de hoje em diante. Um exercício doloroso e de longo prazo, que requer calma, consciência e disciplina. Prometo tentar.
Quero continuar realizando meus projetos, mesmo que não seja fácil a caminhada e que as realizações não tenham a mesma velocidade da minha ansiedade. Ter disciplina para levar os projetos até o fim. Acreditar nos meus planos.
E, além dos meus planos - que são tudo aquilo em que eu tenho consciência da minha necessidade de protagonismo para que se efetivem -, tenho também os meus desejos para 2013.
Aqueles desejos de presentes que eu quero ganhar de Deus.
E o maior desses presentes certamente é o de muita saúde. Saúde para mim, para minha família e para os meus amigos. Para que todos tenhamos vida longa e com qualidade, pois ainda há muita beleza para vivenciarmos nessa vida.
Além de saúde, que tenhamos também muita paz, pois somente dela é possível nascer a sabedoria.
E somente com muita sabedoria podemos valorizar o que realmente tem importância - os nossos legados mais importantes, tais como honestidade, respeito, força de vontade, solidariedade.
Somente a sabedoria pode nos dar discernimento para entendermos nossas limitações e não exigirmos demais de nós mesmos. Só ela é capaz de nos fazer avaliar corretamente os momentos de avançar com euforia ou de recuar com cautela.
Saúde, paz, sabedoria.
É só isso o que eu desejo para 2013.
Para mim, para você e para todo mundo.
De coração.

Nenhum comentário: