07/03/2007

Dia da Mulher


Texto do repórter são-carlense Renato Chimirri em homenagem a nós, mulheres, pelo nosso Dia Internacional.
Tô publicando até antes da hora porque achei muito legal!

Decantadas em prosa e verso

Renato Chimirri

Assim são as mulheres. Podemos dizer que a criação mais perfeita que Deus fez. As mulheres que hoje ocupam espaço significativo na sociedade são exatamente um exemplo que os homens devem seguir. Muitos até podem perguntar: mas por quê? É fácil responder: justamente porque com a sua singeleza elas conseguiram conquista seu espaço na sociedade com força total.
Não são poucos os exemplos que vemos. Podemos falar de Rosa Luxemburgo, Frida Kahlo, Irmã Dulce, Zilda Arns, Joanna D’Arc, Michelle Bachelet, Madre Teresa de Calcutá e outras brasileiras ou não que fazem deste mundo um lugar melhor.
Infelizmente, alguns homens atualmente tentam desmerecer a condição conquistada pelas mulheres em nossa sociedade, porém é preciso saber que o lugar delas é exatamente onde elas se encontram, num degrau acima.
O fato da Lei Maria da Penha valer no Brasil é um avanço significativo, o fato de São Carlos ter uma Casa Abrigo da Mulher é algo importante, porém não é pedir demais que os homens as respeitem no seu dia a dia e entendam profundamente seus pensamentos.
As mulheres são assim: sensíveis e controladoras, exatamente porque são mestres em controlar o tempo e o espaço nesta sociedade que já foi tão machista e que hoje está mudando com passos medianos e não largos como deveria ser.
Contudo, vemos que as mulheres são mais fortes do que podemos imaginar. Elas dão a vida, dão força e tudo o que for preciso para que os homens possam ser fortes. Na Idade Média chegaram até a se castrar em troca da fidelidade “ao seu homem”.
Será que os homens já compreenderam os inúmeros sacrifícios que as mulheres fizeram por eles? Até quando os homens vão continuar culpando as mulheres por seus erros?
O momento é de reconhecimento, de força, de palmas e reverência à mulher, o esteio de nossa sociedade. É assim que tem que ser e é assim que será. Que os homens sempre decantem a beleza delas em prosa e verso, especialmente hoje no Dia Internacional das Mulheres.

2 comentários:

Stela Martins disse...

Acima de tudo acredito que ser mulher é um privilégio. Emoções à flor da pele, sensações indescritíveis(gestação e parto), experiências únicas (salto alto depois de umas cervejinhas). Por isso tudo e outras tantas outras coisas impublicáveis, adoro ser mulher e assim voltarei na próxima encarnação, se Deus quiser.

renata_bia disse...

Faço minhas as suas palavras, Stela. Só quem é mulher pra saber o valor de uma amizade sincera entre mulheres. Contar com amigas como você na semana da mulher me faz reafirmar que a vida vale muito a pena!!