19/06/2008

ao contrário

De vez em quando ela fala coisa com coisa...


Tudo ao contrário
(Danuza Leão)

O caminho mais curto para o coração de um homem passa pela mesa, dizem. Mas esse é também o caminho mais curto para a separação, pois, freqüentemente, as coisas costumam ser o contrário do que dizem.

A compreensão e a tolerância são qualidades que os homens apreciam na esposa e que contribuem para a estabilidade de um casamento – certo? Em termos. De quantos casos você já ouviu falar de homens charmosos, casados com mulheres de péssimo gênio, que por qualquer bobagem rodam a baiana – e eles ali, na rédea curta, sem nem olhar para o lado?

Outra qualidade muito bem conceituada é estar sempre de bom humor – certo? Errado. Se você prestar atenção vai perceber que a bem-humorada é assim da porta da casa para fora; quando estão só os dois, ela bota as unhinhas de fora e vira uma autoritária daquelas de filme. Aliás, cuidado com as mulheres dóceis. Assim que encontram um homem distraído, elas descontam em cima dele a falsa docilidade que tiveram pela vida toda.

Mas, voltando aos caminhos: um que leva qualquer casal à delegacia é quando a nora fica amiga demais da sogra. Não há homem que tolere, sogra e nora nasceram para brigar eternamente como cão e gato, para que a vida siga seu curso normal e os casais possam viver felizes para sempre.

Outra coisa intolerável: ser, para os filhos do primeiro casamento do marido, uma segunda mãe. As crianças vão odiá-la e acabar jogando na sua cara a famosa frase “Você não é minha mãe”, o que é verdade.

Aquela idéia de virar uma cozinheira de mão cheia também é perigosa: quanto mais se pensa em panelas, menos se pensa em outras coisas – aquelas. Cheiro de tempero é ótimo, mas tem sua hora e sobretudo seu lugar – de preferência, num excelente restaurante em Paris. Se o seu namorado é um intelectual, cuidado para não virar uma também, pois as pessoas amam seus contrastes. Quem não se lembra do filme ANJO AZUL, com Marlene Dietrich, em que um velho professor fica louco pela cantora de cabaré? Quanto mais intelectual, mais vidrado nas moças que saem na PLAYBOY – e há quem jure que a mais completa coleção da revista se encontra na Academia Brasileira de Letras.

É claro que se deve, no fundo da alma, ter todas as boas qualidades que aprendemos em criança, mas não é preciso demonstrá-las. Seus pensamentos não podem ser revelados, suas virtudes não devem ser demonstradas, e quem quiser ter sossego não tem de achar nada, nunca, sobre nada.

Como você sabe – ou um dia vai saber –, muitas vezes a vida é exatamente o contrário do que se pensa. As supostas vítimas são os verdadeiros algozes, as pessoas que vivem às gargalhadas são geralmente as mais deprimidas, os piores quase sempre são bem recompensados e quem cobiça a mulher do próximo geralmente se dá bem. Conclusão: nunca acredite no que ouve, nem mesmo em frases consagradas como: “Não basta à mulher de César ser honesta – é preciso parecer honesta”.

Na vida real, vale o contrário: você pode – e até deve – ser honesta, mas parecer, jamais. Os homens adoram viver perigosamente; por isso, para fazer seu marido feliz, deixe que ele pense que a qualquer hora pode perdê-la. Assim a vida fica mais vibrante, cheia de fortes emoções, e é isso que todas nós queremos.

Danuza Leão na Claudia de junho

Nenhum comentário: