10/06/2008

autor e leitor

Minhas andanças pela Feira do Livro de Ribeirão no último final de semana me fizeram refletir sobre algumas coisas.
Por exemplo, aquela história do "pra quem se escreve".
Fiquei vendo quantos livros havia na feira - alguns provavelmente não foram lidos nem pelos parentes dos autores, coitados - sem contar os livros que nem sequer foram escolhidos pra ir à Feira... Fico imaginando quantos autores investem seu tempo e suas melhores palavras, se esmeram no que escrevem, capricham, lêem, relêem... sempre imaginando mesmo o efeito que causarão e até a expressão da face dos leitores que escolherão seu livro pra ler, onde ele será lido, quais as frases que serão grifadas como referências importantes... imaginando quantos benefícios farão às pessoas que lerão suas obras... e esses autores, coitados... NÃO SÃO LIDOS!
Da mesma forma, quantos escritores anônimos, que escrevem pra si mesmos, sem a menor pretensão de que seus escritos venham a ser lidos por outros... e... descobrem que SÃO LIDOS!
Há pessoas que escrevem pra si próprias, pois escrevendo elas conseguem pôr em ordem seus pensamentos, refletir sobre coisas que somente pensando nem sempre se desenvolvem - mas que ao serem jogadas no papel acabam desenvolvendo linhas de raciocínio e outros pensamentos inusitados - e isso lhes faz tão bem que elas simplesmente ESCREVEM. E eu fiquei pensando quantas dessas pessoas, despretensiosas escritoras anônimas, teriam seus escritos buscados e lidos por outros mesmo sem se esforçar para que isso aconteça - ao menos por pessoas de seu círculo de amizade e que gostam de ler seus textos!
Antigamente eram os diários que guardavam os segredos mais íntimos, os pensamentos mais individuais e profundos dos seres. E naquela época já havia os "ladrões de diário": aqueles leitores ávidos que xeretavam nos escritos de outrem só por curiosidade ou mesmo para tentar entender melhor seus pensamentos...
Hoje em dia existem os blogs. Claro que nos blogs não são revelados segredos mirabolantes, mas mesmo assim é interessante perceber que as pessoas se interessam por aquilo que se escreve num blog. Mesmo que o conteúdo seja algo extremamente pessoal e não tenha real utilidade nenhuma pra mais ninguém...
A minha pergunta é: o que faz com que um texto (ou autor) seja mais digno de interesse e procura de leitores do que outros?
Divagações lingüístico-literárias...
Será que tô sentindo falta do curso de Letras?

Nenhum comentário: