11/07/2008

Ariano Suassuna

Eu fiquei pensando em mil coisas pra escrever no meu blog depois de ter tido o privilégio de assistir à reinauguração do Teatro Municipal, semana passada, com a aula-espetáculo de Ariano Suassuna...
Pensei tanto que acabei não escrevendo nada, mesmo porque cheguei à conclusão de que não poderia expressar em palavras a emoção e a riqueza do espetáculo: somente quem esteve lá para saber como foi.
Hoje, ao deparar-me com a matéria da Prefeitura que vai à imprensa local no final de semana, resolvi transcrever alguns trechos, simplesmente pelo registro. E também como forma de deixar pra sempre meu agradecimento a todos que me proporcionaram a oportunidade singular de ver o espetáculo maravilhoso, de respirar o mesmo ar que o mestre Ariano, sem dúvida uma Lenda Viva da cultura brasileira... Um patrimônio a ser preservado sempre!
Aí vai:


Programação inovadora do Teatro Municipal convida para a reflexão

Ariano Suassuna, Cena 11 Cia. de Dança e Art Metal Quinteto, cada qual na sua expressão artística, interagem com a platéia e provocam novos questionamentos

Após a solenidade oficial de reinauguração do Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, realizada na sexta-feira (4), que contou com a presença de autoridades e representantes do cenário teatral, artistas e comunidade, o palco abriu suas cortinas para a literatura bem-humorada de Ariano Suassuna nos dias 5 e 6. Na seqüência da programação especial, patrocinada pela Petrobras, Cena 11 Cia. de Dança, nos dias 7 e 8, e Art Metal Quinteto, nos dias 9 e 10 de julho de 2008.
A diretora do Departamento de Artes e Cultura, Telma Olivieri, aponta critérios que contribuíram para a escolha da programação de abertura. Juntamente com o assessor cultural Almir Martins, debruçaram-se sobre dezenas de propostas altamente diversificadas. “O Teatro Municipal ficou fechado por cinco anos e gostaríamos de optar por uma programação que representasse a política cultural de São Carlos, a diversidade das expressões artísticas de forma a incluir teatro, dança e música, e estivesse compatível com a expectativa da cidade, habituada a apreciar propostas inovadoras e de qualidade”, recorda Telma.
Suassuna percorreu 2.600 km aos 81 anos para presentear o público são-carlense com uma verdadeira aula de brasilidade. Em sua aula-espetáculo, esteve acompanhado de Inez Viana e do Grupo Gesta de Música Armorial e convidou a platéia para refletir sobre a cultura brasileira e o idioma português. Irreverente e bem-humorado, o autor de “O Auto da Compadecida” e de “O Santo e a Porca”, suas peças mais conhecidas, convidou um público bastante diverso para um mergulho na cultura brasileira, com muita música de qualidade e humor.
O ator Almir Martins, desde fevereiro de 2007 como assessor cultural do Departamento de Artes e Cultura, encampou de corpo e alma a reabertura do Teatro Municipal e demais projetos da área, como a Tenda Móvel de Teatro. Para ele, a escolha de Ariano Suassuna e demais espetáculos levou ao palco uma programação adequada à magnitude do evento. “O Teatro Municipal teve sua primeira inauguração com Cacilda Becker na peça ‘Esperando Godot’, de Samuel Beckett, em 1969, por isso precisávamos ser cuidadosos nesse momento”, ressalta Martins.


Registro na história – A diretora do projeto Contribuinte da Cultura e membro do Conselho Municipal de Cultura de São Carlos (CMCSC), Fatima Camargo Catalano, assistiu à solenidade e à aula-espetáculo de Suassuna. “Tenho certeza de que todos que estiveram presentes saíram muito felizes, primeiro por assistir a um espetáculo que enche a alma da gente de alegria e em segundo pela reabertura do Teatro Municipal”, comenta.
“A escolha de Ariano Suassuna não poderia ser melhor para ficar registrada na história da cidade e do Teatro Municipal. Foi uma decisão muito acertada”, diz Fatima. Ela acredita que a presença de Suassuna mostrou o que muitos procuravam. “Termos a oportunidade de tê-lo em nossa cidade por duas noites, naquele formato, ele (Ariano) conversando com as pessoas. Acho que é o que todos sonhavam, ver o teatro em atividade da forma como voltou. Deixou o caminho aberto com chave de ouro. A gente saiu revigorada!”, finaliza a diretora do projeto Contribuintes da Cultura.
(...)

Momentos de bastidores – Algumas cenas reservadas para quem esteve a trabalhar nos bastidores do Teatro Municipal marcam o respeito dedicado por Ariano Suassuna às artes e ao nosso idioma. Antes mesmo de ser homenageado pelo prefeito municipal de São Carlos, Suassuna foi procurado por Almir Martins para autografar o livro “O auto da Compadecida” para Dom Paulo Sérgio Machado, Bispo Diocesano de São Carlos. Curioso foi observar o produtor de Ariano retornando com o livro e a pergunta: “Ariano quer saber se é Sérgio com acento ou sem acento” e a resposta de Martins, na seqüência: “É com acento”.
Da coxia, Suassuna acompanhou, atento, a homenagem prestada ao ator e diretor de teatro Névio Dias, representante de toda a classe artística teatral de São Carlos. Quando Dias saiu de cena, Ariano adiantou-se e o abraçou, com a reverência e respeito de quem sabe o valor daqueles que se dedicam às artes no Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado