09/05/2009

Finão

No dia 14/04 a Rádio UFSCar estreou um novo Programa, chamado UFSCar em Comunidade, com o objetivo de entrevistar pessoas da comunidade universitária.
Para o programa inaugural, o convidado foi o Sr. Rubens Bento Silva, nosso querido Finão.
O Finão trabalha na Universidade desde os primórdios, e nas horas vagas é dançarino e músico. Sendo assim vocês podem imaginar como ele tem histórias folclóricas a contar.
Trabalhava no Restaurante Universitário, mas durante a gestão do Reitor Sebastião Kuri (88 a 92) foi convidado para ser garçom na Reitoria por 3 meses, durante o afastamento de um funcionário, e está lá até hoje "servindo, cantando e assoviando todos os dias há mais de 17 anos, graças a Deus", como ele gosta de dizer.
Na verdade o Finão é muito mais do que um garçom que canta e assovia. Eu o conheço a pouquíssimo tempo, mas com certeza foi a primeira pessoa que admirei logo nos primeiros dias de trabalho na UFSCar (completo 9 meses nessa próxima semana). O Finão simplesmente transforma o ambiente de trabalho, com sua alegria, bom humor, amabilidade, competência e prestatividade. Nunca perde o respeito e a cordialidade com todas as pessoas, mesmo quando tem motivo pra isso.
Não conheço nenhuma pessoa que não o admire e respeite.
Ele tem verdadeira paixão pelo trabalho dele e pela própria universidade, e isso é evidente em todas as atitudes dele.
Um exemplo pra todos nós.
Pois bem, quando ele recebeu o convite para ser o primeiro entrevistado do novo programa da rádio, ele ficou tão orgulhoso e emocionado que chegou às lágrimas. Logicamente não preciso dizer que quase fui às lágrimas junto com ele, só por ver como ele estava emocionado.
No dia em que o Programa foi ao ar, infelizmente não pude acompanhar ao vivo a transmissão, mas pedi a ele que me mostrasse o CD com a gravação, assim que estivesse com ele.
Pois bem, na semana que acabou de terminar lá veio o Finão com o CD, que eu trouxe pra casa pra ouvir a entrevista, finalmente.
Muito emocionante, por sinal.
E no final da entrevista ele ofereceu uma música pra todos nós, como "mensagem pra toda comunidade dessa grande família que é a UFSCar" - palavras dele.
E é justamente essa bonita mensagem que eu quero dividir com todos que passarem aqui pelo meu blog.
Uma mensagem muito bonita do Finão, pessoa com a qual tenho o grande privilégio de conviver no dia a dia.
Uma mensagem que é um verdadeiro retrato do Finão, e quem convive com ele sabe que é um reflexo da postura dele no dia a dia de trabalho.
Eu não conhecia a música, mas achei a letra muito bonita e agradeço por mais essa generosidade do meu colega de trabalho em oferecê-la a todos nós!
Deus te abençoe, Finão! Por tudo!

mutirão de amor
(Sombrinha / Zeca Pagodinho / Jorge Aragão)

Cada um de nós deve saber se impor
E até lutar em prol do bem-estar geral
Afastar da mente todo mal pensar
Saber se respeitar
Se unir pra se encontrar
Por isso, vim propor
Um mutirão de amor
Pra que as barreiras se desfaçam na poeira
E seja o fim
O fim do mal pela raiz
Nascendo o bem que eu sempre quis
É o que convém pra gente ser feliz
Cantar sempre que for possível
Não ligar para os malvados
Perdoar os pecados
Saber que nem tudo é perdido
Se manter respeitado
Pra poder ser amado

Um comentário:

Anônimo disse...

Nota de falecimento: Rubens Bento Silva, o Finão

Com extremo pesar, comunicamos o falecimento, no início da tarde de hoje, de Rubens Bento Silva, o querido Finão. Servidor da UFSCar desde 1978, nos últimos anos Finão atendia a todos no serviço de copa da Reitoria com o bom humor e a disponibilidade que o diferenciavam, sempre com uma história para contar, um assobio ou uma canção para colorir o ambiente. Perdemos o narrador, mas ficam as histórias, uma memória da UFSCar compartilhada com todos sempre com imensa alegria, paixão e orgulho por fazer parte de uma instituição que, como ele mesmo dizia, era a sua vida.