09/05/2009

flertando com as estrelas

Ontem, depois de muito, muito tempo, vi a Estrela do Meu Bem Querer, linda... Linda demais!
Na verdade andei topando com ela casualmente, mas ontem a vi em plena atuação: brilhante e luminosa!
E como tem talento! Fico impressionada!
E como se diverte estando com amigos e mostrando sua arte!
E como enche meu coração vê-la brilhando!
Como mudamos! Como nossos caminhos tomaram rumos diferentes... E como, por incrível que pareça, continuamos tendo tanto em comum... E como me faz bem simplesmente olhar pra ela, sentir os olhos dela em mim, ver aquele sorriso perfeito, fechar os olhos e ouvir aquela música maravilhosa e sublime!
E, no final da noite, sentir aquele abraço, colocar os meus dedos por entre aqueles cabelos - que de tão macios e fininhos parecem cabelinho de criança! - e receber aquele beijinho terno e macio no meu rosto...
Acho que vamos passar a vida nos despedindo nas madrugadas, como velhos amigos.
E, depois de cada despedida, cada um segue seu caminho permeado de lembranças doces.
E ninguém que nos vê pode sequer imaginar o filme que passa na nossa mente nessas noites musicais.
Houve um tempo em que essas visões estelares me faziam mal. Eu ficava angustiada, meu coração doía muito e sempre me perguntava "por que não deu certo"?
Eu confesso que deixei de viver muita coisa porque simplesmente ficava parada, olhando as estrelas, esperando e esperando. Achava, de tão "injusto", impossível que um sentimento tão intenso não fosse se realizar.
Hoje é diferente.
Pois houve um dia, anos atrás, que dei um basta nessa situação e me libertei.
Naquele dia entendi que a estrela é grande demais pra brilhar só no meu quintal.
E, mais importante, me contentei sinceramente com a parte que me cabe daquele brilho imenso.
Me toquei que a minha história com a estrela foi um enorme privilégio... Eu, com minha mania de grandeza, queria MUITO MAIS, lógico... Queria satisfações imediatas, contratos duradouros e formais. Ilusão! Nada disso tinha importância! Eu conquistei muito!! Fui uma privilegiada! Ninguém tasca o meu quinhão, que, aliás, foi bem generoso, afinal! Eu vejo que tive o melhor. Talvez, se as coisas tivessem acontecido como eu queria na época, eu não tivesse sido tão agraciada como fui e sou. Respeito, admiração, amor e carinho. Cumplicidade. Sentimentos muito duradouros - podem ser eternos como os diamantes. Não há nada mais valioso que isso... Desejar além disso é só vaidade. É só pra ter o sentimento de conquista perante os outros, mas não fica armazenado no nosso próprio coração. Quando me toquei disso, lá atrás, abri as mãos.
E a areia que escorreu por entre os meus dedos é bem mais linda e agradável, estando no lugar pra onde escorreu espontaneamente, do que aquela areia que ela era quando eu a ficava tentando segurar a todo custo, e que me machucava as mãos, e que me impedia de fazer qualquer outra coisa por simplesmente estar com as mãos cheias de uma areia que simplesmente não queria estar ali...
Vivi tanta coisa de lá pra cá...
Depois de ter finalmente me deixado olhar em outra direção, ter vivido um outro amor em sua plenitude, ter me decepcionado e ter me reerguido, olho pra minha estrela e não sinto angústia, nem inconformidade, nem tristeza... Enquanto vivi meu grande amor em toda sua magnitude, nem lembrava da existência da estrela. Nunca me fez falta vê-la, ouvi-la ou admirá-la...
Por isso é que hoje não tenho o menor medo e nem receio de porventura estar "brincando com fogo" e me deixar aprisionar de novo pelo brilho da estrela. Eu tenho total segurança de que isso não vai acontecer, pois o tempo de tudo isso já passou.
Vejo que nossa história se realizou, sim... Ela só não foi como eu queria, mas ela existiu... E foi tão forte! E me fez tão incrivelmente bem, que eu só consigo lembrar dela com carinho. Até mesmo dos momentos de dor, me lembro com um carinho enorme.
Hoje eu sou, orgulhosamente e serenamente, plateia.
É isso!
A linda história de uma flor e de uma estrela.
Renata Maria e seus amores eternos...

Estrela do Meu Bem Querer
(Simone Guimarães / Cristina Saraiva)

Foi um vento um raio de luar
Foi uma estrela que riscou o ar
Me cravou a ponta acesa

Candeeiro na escuridão
Clareou
Foi luz em meio à cerração
Mas a vida veio me lembrar
Uma estrela é como lua no céu:
Não se pode pegar
Nasceu só pra se olhar

Então sonho se acabou
Tempestade me acertou
Candeeiro se apagou
Foi-se embora o meu amor

Vai, estrela do meu bem querer
Não sei se um dia ainda vou te ver
Vai, cruza mar e sertão
Vai, leva meu coração

Mas, se um dia voltar
Diz pra vida que ocê veio pra ficar

Nenhum comentário: