05/11/2009

um asno pastando à solta na sociedade brasileira

Estou de volta.
Dessa vez o motivo da insônia foi uma matéria que li no estadão e que me irritou profundamente. A entrevista do Caetano Veloso. Entre outras "pérolas", a que mais me irritou e me indignou profundamente foi o desrespeito ao presidente da república. Transcrevo aqui o trecho inteiro:
"Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é uma cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro".

Veja bem meu caro artista auto-intitulado intelectual, que eu saiba o presidente não é analfabeto. Que eu saiba ele fala muito bem - é respeitado mundo afora pela articulação e pela desenvoltura com que transita em todos os ambientes (pela primeira vez na história desse país, como ele mesmo gosta de dizer, já que os presidentes anteriores não só não eram ouvidos - como o Lula é - como nem sequer eram recebidos por ninguém: vide aquele caso em que o FHC ficou que nem idiota esperando na antesala do FMI e mandaram um mensageiro despachá-lo sem ser atendido).
"Analfabeto", o Lula? "Não sabe falar"? Pergunte a todos que estudam, trabalham, lecionam em universidades federais o que o Lula, o analfabeto, fez pelo ensino público superior no Brasil. A maior expansão da história. Sim, logo ele, o Lula analfabeto, investindo nas universidades federais que o catedrático antecessor passou 8 anos sucateando e tratando como lixo (cuspindo no prato que comeu! formou-se e trabalhou em universidades públicas e depois quis acabar com elas).
"Grosseiro", o Lula? Que eu saiba ele nunca foi grosseiro com qualquer pessoa a quem se dirigiu - mesmo quando julgássemos que ele teria razões para sê-lo, debaixo de saraivadas de críticas desconstrutivas, desrespeitosas e preconceituosas como a sua: críticas vindas de gente que tem ódio de Lula só porque ele é um operário que chegou ao poder e fez o melhor governo que esse país já teve. "Grosseiro" é você, que vai ao jornal desrespeitar o presidente da república. Ora, vá plantar batatas!
E o pior é o Estadão falar que "uma sabedoria subiu à cabeça do artista" (!!!)
Sabe o que parece? Que o Caetano nunca conseguiu engolir a enorme dor de cotovelo que ele tem até hoje pelo fato de ter sido o Gilberto Gil a ser escolhido pelo Lula como o Ministro da Cultura. Acho sinceramente que o Caetano deveria ter morrido lá pelos anos 70 (talvez 80, pouco antes de compor a música "Luz de Tieta") assim teríamos um ícone, um artista de quem gostaríamos e nos orgulharíamos até hoje. Seria ótimo ter o nome dele em Bibliotecas, Teatros, pracinhas da periferia. Imagina um busto de bronze, em tamanho natural, com a letra de "Podres Poderes" numa plaquinha? Seria bárbaro. Um orgulho nacional. É tipo o Maradona, sabe? Que deveria ter parado a carreira no auge, assim como fez Pelé, e seria respeitado até hoje ao invés de andar por aí fazendo as merdas que faz.
E pra falar nos verdadeiros grandes artistas - que realmente engrandecem a imagem do Brasil e cumprem seu papel e por isso mereceriam ter mais espaço na mídia do que esses babacas falastrões - termino oferecendo ao Caetano uma música do Chico Buarque, que ele jura que não fez pro FHC (mas eu juro que não acredito) e que serviria certinho pro Lula responder ao Caetano, na maior elegância - como é seu estilo:
(Observe, Caetano, que a música é de 1998. Nessa época você já tinha perdido completamente sua capacidade de compositor, já tinha começado a regravar músicas do Peninha, enquanto o Chico... Ah, o Chico! É como o vinho! Está cada vez melhor - acho até que a Rita Lee se equivocou ao escolher o "Muso" pra música "Homem Vinho". Acho que ao ver as merdas todas que você faz e fala ela deve se arrepender de não ter feito a música pro Chico)

Injuriado
Chico Buarque/1998

Se eu só lhe fizesse o bem
Talvez fosse um vício a mais
Você me teria desprezo por fim
Porém não fui tão imprudente
E agora não há francamente
Motivo pra você me injuriar assim

Dinheiro não lhe emprestei
Favores nunca lhe fiz
Não alimentei o seu gênio ruim
Você nada está me devendo
Por isso, meu bem, não entendo
Porque anda agora falando de mim

Um comentário:

Anônimo disse...

Caetano é decadência pura e aliado a uma inveja profunda. Se já tinha dúvidas depois da declaração, não a tenho mais: Caetano já era, se foi alguma coisa algum dia lá no passado.