04/12/2009

cosmeticando

Tô começando a ter motivos para crer que essa história de consumir cosméticos vicia.
Veja bem, depois de tomar um banho com 2 tipos de sabonete líquido (1 pro rosto e um pro corpo), um sabonete em barra, um óleo trifásico, shampoo e máscara hidratante para o cabelo, contei 1 loção e 5 cremes que apliquei no meu rosto e mais dois no corpo antes de deitar. Ah!! Claro!! Para arrematar, um bom perfume francês!!
Gente, isso não parece que é exagero? Mas, acreditem, eu ainda achava que podia ter mais alguns potinhos diferentes na minha casa. E às vezes me acho "relaxada" porque não uso alguns cremes que comprei e que estão encostados...
Acho que o problema(se é que isso pode ser considerado um problema!) é o excesso de opções que existem hoje no mercado. A gente acaba se entupindo desses pequenos luxos - que, a bem da verdade, fazem bem para qualquer mulher!
Eu fico imaginando o que seria do meu orçamento se existisse em São Carlos algum lugar que revendesse Anna Pegova, L'Occitane, Lancôme e afins...
E para aqueles que acharam que eu sou exagerada, segue uma lista dos cosméticos que usei na última hora, e que citei acima. Vocês verão que é só uma coisinha básica, e que daria para usar muito mais coisas, se eu fosse fresca!
O objetivo deste post foi chamar a atenção para a quantidade de coisas que a gente consome sem nem perceber, de acordo com os hábitos que vamos incorporando aos nossos rituais diários.
Shampoo Sebastian Laminates
Máscara de Hidratação capilar intensiva Tânagra, Buriti
Sabonete líquido para o corpo ekos maracujá
Sabonete líquido em gel para o rosto - pele oleosa - Natura faces
Sabonete em barra natura ekos açaí
Óleo trifásico natura ekos açaí
Deep Clean energizing loção tônica dois em um - neutrogena
NormaDerm nuit - creme noturno retrator de poros - Vichy
Renew Clinical gel/creme corretor para a área dos olhos, Avon (esse na verdade são dois no mesmo pote: um pra parte de cima e o outro pra parte de baixo dos olhos)
Natura chronos flavonóides de passiflora creme noturno 30+
Natura chronos emulsão para lábios e contorno dos lábios
Polpa hidratante para pernas e pés natura ekos açaí
Loção cremosa hidratante body active leite de cereais - o Boticário
Daisy EDT - Marc Jacobs

5 comentários:

Lolita Sala disse...

ja parou pra pensar que a produçao destas químicas todas, além de ser no mínimo desnecessária (ou francamente nociva, por ser anti-natural - afinal, envelhecer é uma função da natureza, que como todas as outras funções, tem sua razão de ser) tem um grande impacto sobre o ambiente. Já pensou nos danos ecológico destas fábricas?

Já parou pra pensar que estes produtos são testados em animais, que sofrem, são encarcerados, são multiplicados em laboratórios, tratados como mercadorias...?

Já parou pra pensar que para comprar estes produtos é preciso acaparar uma certa quantidade de dinheiro que seria infinitamente mais útil na mão ou na mesa de outra pessoa?

...e que todo esse mal é causado em nome do que mesmo?? pra que mesmo? para que as mulheres mais maduras, mais experientes que deviam ter o maior orgulho do caminho andado, das lições aprendidas, em vez disto, façam de tudo pra negar a si proprias, suas trajetorias, aprendizados e vitórias, e fiquem tentando em vão prolongar uma aparência remotamente semelhante à de jovens tão inocentes quanto indefesas ??!!!

Não tá na hora de abraçarmos nossos processos e nossos ciclos, fisicos e internos, com todo amor que houver no nosso coração? Amar o nascimento, amar o crescimento, amar a maturidade, amar o envelhecimento, amar o recolhimento e amar a morte, e o renascimento... todos os renascimentos...

renata_bia disse...

Prezada Lolita, algumas respostas aos seus questionamentos sobre meu post:
1) Os danos ecológicos das fábricas de cosméticos são tão importantes qto o de outras fábricas (até menores muitas vezes)
2) Não uso cremes "para não envelhecer", como você sugeriu, e sim para tratar da pele - como trato dos cabelos, da alma, do coração. Não vejo nenhum mal nisso. Não vejo mal em envelhecer bem cuidada, com a pele macia e os cabelos brilhantes.
3)Não uso produtos testados em animais. Creio que todos deveriam fazer o mesmo.
4) Não pretendo doar o dinheiro que gasto em cosméticos (que eu ganho com meu trabalho honesto e esforçado) para a mão ou a mesa de outras pessoas. Sinto muito, não sou tão filantrópica assim. Creio que já faço a minha parte não sonegando impostos nem trapaceando ninguém. E esse tipo de frase feita é uma neurose de gente chata. (O mesmo se eu disesse: "Já parou pra pensar que em vez de gastar dinheiro com conexão de internet -energia elétrica, preço da conexão etc - poderia comprar uma rosquinha de coco pra uma pessoa carente??") Me poupe.
5) Usar um creme para você é igual a negar a si mesma e a sua trajetória??? Você acredita mesmo nisso??? Já pensou em procurar um psicanalista?
No mais, continue pensando e questionando.
Ah! e tente se cuidar também. Você talvez se surpreenda ao perceber que só está fazendo bem por se sentir melhor consigo mesma. Sem culpa. Felicidade faz bem. Estando feliz, bonita e saudável, é bem mais fácil pensar em se doar aos outros, verdadeiramente e sem hipocrisias. Dando a eles o melhor que há em você.

Anônimo disse...

Que bom que temos os cosméticos para tornar a nossa vida mais suave, perfumada e sim, com toda a tecnologia a nosso favor para promover a saúde.

Não são mais feitos testes dos produtos em animais, e o meio ambiente é prioridade na pauta das grandes empresas. Hoje a consciência ambiental é muito evoluída e a preferência do consumidor é a prova disso.

Portanto não devemos ter nenhum sentimento de culpa ao usar produtos de qualidade. Temos sim, que divulgar, para que mais mulheres e homens sintam-se bem e se cuidem.

Afinal, quem não gosta de estar perto de alguém bem cuidado, perfumado e sobretudo com opinião e bom humor?!

Sds.M.

Lolita Sala disse...

Querida, desculpa, eu nao tive intenção de ofender, eu não estava tentando te criticar, eu estava concordando – muito enfaticamente – com seu texto, e acrescentando vários argumentos, por que eu concordo, e indo além.

Voce disse “Tô começando a ter motivos para crer que essa história de consumir cosméticos vicia.”
ISSO!!!
Veja bem, depois de tomar um banho com 2 tipos de sabonete líquido.... etc”
Eu me empolguei, porque com certeza existem dezenas de motivos racionais pra nao usar tudo isto, e sim!! Vicia, em varios sentidos

“Gente, isso não parece que é exagero?” Sim!!!
“eu ainda achava que podia ter mais alguns” !!!
“Acho que o problema(...) é o excesso de opções” SIM!!!!
“A gente acaba se entupindo desses pequenos luxos” SIM!!!!
“a LISTA dos cosméticos que usei na última hora(...)
é só uma coisinha básica (???) , e que daria para usar muito mais coisas, se eu fosse fresca!”” Meu Deus!!
E o que eu mais gostei: seu objetivo
“chamar a atenção para a quantidade de coisas que a gente consome sem nem perceber”Perfeito!

E o objetivo do meu comentário foi abrir o assunto para vários aspectos que estao ligados com esse tipo de consumismo e esse tipo de distorção da percepção para os quais seu texto chama – e bem - a atenção.

Eu tenho uma curiosidde, gostaria de saber se houve uma pesquisa previa para garantir que realmente todos estes laboratorios fabricantes dos produtos que voce menciona não testam em animais... espero que realmente nao testem, mas acho dificil acreditar que todos eles lancem produtos sem testar em animais...

Por favor, nao me entenda mal, dá uma olhada nisso aqui... após a introdução tem uma hora que ela fala sobre crueldade e sobre testes para cosméticos e tambem para produtos de limpeza...
http://suprememastertv.com/pt/bbs/board.php?bo_table=featured_pt&wr_id=475&goto_url=&url=link2_0

seu blog denuncia o exagero, parabéns pelo blog!

quanto às afirmativas dessa pessoa anônima... bom...
não vou nem comentar, se a pessoa escreve algo que ela nem ao menos assina...

Natália disse...

Nós relmente exageramos nas compras, nem percebemos, mas quando olhamos em nosso 'estoque', está megaaaaaaa lotado e cheio de produtos iguais...
Gostei do seu post... O objetivo não é apenas prolongar nossa aparência, e sim ficarmos mais bonitas por mais tempo, ué. Essa pessoa não tá com nd, nem liga... sempre vai ter alguém para criticar! Infelizmente, é assim..
Eu comecei a escrever um Blog esses dias e quero falar sobre cosméticos, dá um apassadinha lá se quiser.. Tbm vou falar de outras coisas, mas cosméticos é o que eu amo!
http://nataliacursi.blogspot.com.br/
Beijos