24/04/2010

As atitudes e os valores nossos de cada dia

Você já parou pra pensar mais demoradamente em "valores" e "atitudes"?
Estou estudando isso no meu curso de gestão pública, mais especificamente na disciplina de Psicologia Organizacional, e tenho achado o tema bastante interessante.
Estou aprendendo que as atitudes são muito mais facilmente modificáveis do que os valores. Faz sentido constatar esse fato teórico no nosso dia-a-dia: nós conseguimos modificar nossas atitudes mais facilmente quando essas alterações não ferem nossos valores, que são as convicções básicas de cada pessoa, geralmente trazidas desde a infância.
Sou privilegiada, porque, graças à boa formação que minha família sempre me deu, tenho valores que são ótimos: sólidos e muito dignos.
Na passagem da tenra infância - onde tudo é uma maravilha e simplesmente somos protegidos por nossos pais - para a vida adulta - que é quando perdemos nossa inocência e tomamos contato com todas as mazelas do ser humano comum -, algumas vezes deparei-me com situações em que pessoas caçoavam de quem respeita seus valores que trouxe de casa. É como se ser "honesto", "gentil" e "desinteressado" estivesse fora de moda hoje em dia, e quem insiste em praticar atitudes relativas a esses valores fosse um completo cafona e antiquado.
Ainda bem que conseguimos conviver com essas pessoas que não se importam com valores dignos sem nos deixar contaminar por elas.
E ainda bem que existem, sim, muitos outros seres humanos que, como nós, possuem valores sólidos e os respeitam.
Cabe a nós sempre procurarmos estar cercados das pessoas que nos farão bem. A curto, médio e longo prazo. Eu tenho afastado de meu convívio próximo pessoas vazias e de valores torpes. E me sinto cada vez mais feliz.

Nenhum comentário: