30/03/2008

Bola de cristal e Bússola

Você vai viver até os 90 anos - como pretende chegar lá?

Sob este título, a revista Claudia de março publicou uma matéria onde revela que a expectativa média de vida das mulheres já é de 90 anos. Tá lá na matéria: "As escolhas que fazemos hoje são responsáveis por nossa saúde lá na frente. Aqui, uma bússola e uma bola de cristal que vão ajudar você a viver mais e melhor". Eu achei tão interessante e importante que resolvi copiar o trecho da bússola e da bola de cristal aqui no blog. Não só para compartilhar com todas as minhas amigas, mas também como forma de facilitar a minha consulta sempre.
A matéria completa está neste link.





Bola de cristal


Exames que previnem as principais doenças

Pressão arterial
Na puberdade, ou a partir dos 13 anos, é preciso verificar a pressão uma vez por ano. O normal é entre 12 por 8 e 12,9 por 8,4.

Perfil lipídico
A partir dos 20 anos, a cada três anos. Dosa as gorduras: colesterol, suas frações (HDL, o bom colesterol, e o LDL, que entope artérias) e triglicérides. As gorduras elevam o risco de infartos. O colesterol total não deve ultrapassar 200 miligramas por decilitro. O LDL , 129 miligramas por decilitro; e o HDL deve ser maior que 40 miligramas por decilitro. O triglicérides deve estar abaixo de 150 miligramas por decilitro

Glicemia de jejum
A partir dos 35 anos, a cada dois anos. Mede o nível de açúcar no sangue para teste de diabetes. O normal é abaixo de 110 miligramas por decilitro. Resultados entre 110 e 126 apontam risco de ter a doença. Acima de 126, é diabetes.

Teste ergométrico
A partir dos 35 anos, anualmente. Eletrodos captam alterações elétricas no coração enquanto o paciente anda na esteira ou pedala. Ajuda a diagnosticar obstruções nas artérias.

Papanicolau
A partir dos 18 anos, anualmente. Células do colo do útero são analisadas para identificar alterações pré-malignas. Se aparecer coceira, corrimento ou infecção, antecipe o exame.

Mamografia
A partir dos 40 anos, todo ano. A radiografia dos seios detecta tumores malignos. As chances de cu ra do câncer de mama chegam a 95% se descoberto cedo. Quando se tem parentes que sofreram esse câncer, o exame se inicia anos antes.

Sangue oculto nas fezes
A partir dos 50 anos, anualmente. Análise laboratorial do material evacuado em dois dias rastreia o câncer colorretal. Pode ser substituída pela retossigmoi dos copia, versão da colonoscopia que analisa a mucosa do reto e parte do intestino grosso, onde aparecem 70% dos tumores.

Dosagem do TSH
Aos 35 anos, repetida a cada cinco. O ginecologista solicita e, em caso de alteração, encaminha para o endocrinologista. O hormônio sintetizado pela hipófise para estimular a tireóide é dosado para saber se esse órgão, responsável pelo metabolismo, está bem. As disfunções não produzem sintomas, embora algumas pessoas com hipotireoidismo (a glândula age em ritmo lento) demonstrem cansaço e ganho de peso. Nas mulheres, a incidência triplicou na última década. No hipertireoidismo, há uma produção acentuada dos hormônios T3 e T4, também dosados por exames, o que provoca irritabilidade, taquicardia e perda de peso.

Densitometria óssea
A partir dos 45 anos, anualmente. Imagens da bacia e do fêmur são captadas por raios X e comparadas no computador aos limites da perda óssea esperada na idade. O normal é menos de 1, que significa perda de 10%. Entre 1 e 2,5 (perda de 10 a 25%), há osteopenia. Acima, já é osteoporose, que deixa os ossos mais porosos e sujeitos a fraturas.

Exame visual
A partir dos 50 anos, todo ano (antes, caso tenha histórico familiar ou alto grau de miopia). A finalidade é detectar glaucoma, aumento da pressão intra-ocular, que danifica os vasos sanguíneos, levando à diminuição gradual e irreversível do campo visual. No início, o quadro pode ser assintomático.


Bússola


Hábitos saudáveis que podem mudar sua história


Prato leve
Consuma sete porções de frutas, legumes e verduras todos os dias, além de leite e derivados – iogurtes são muito bem-vindos. Coloque no prato feijão com arroz (de preferência integral), acrescido de carne magra, peixe, frango ou ovo. Reduza a ingestão de açúcar, sal, enlatados e gorduras, em especial as encontradas em carnes gordas. A dieta equilibra da faz bem ao coração, aos ossos e pode prevenir tumores.

Exercício físico
Treinos orientados preservam (e melhoram!) o condicionamento físico, a
força muscular e a flexibilidade. Ainda fortalecem os ossos, ativam a circulação e aumentam consideravelmente a irrigação do cérebro. Na impossibilidade de fazê-los, use mais as escadas e menos o carro. Faça caminhadas de 30 minutos pelo menos três vezes por semana.

Dentes fortes
A diminuição da massa óssea, agravada pela queda na produção hormonal, com promete também a sustentação dos dentes. Retração e sangramento gengival podem sinalizar esse distúrbio. Escove três vezes por dia e substitua o fio dental por uma escova interdental (a perda óssea aumenta o espaço entre os dentes, por isso o fio perde eficiência). Vá ao dentista a cada seis meses.

Vacinação
Imunizar-se anualmente contra gripe pode evitar infecções que agridem e desgastam o organismo. Pela mesma razão, vale a pena tratar logo inflamações, mesmo localizadas, como corrimento vaginal. Já a vacina contra o HPV impede o ataque do vírus responsável pelo câncer do colo do útero.

Sem cigarro
Um dos tumores mais passíveis de prevenção é o de pulmão. Afastando-se do cigarro, derrubará os riscos de ter câncer. Além de manter protegidos o coração, os ossos e a pele.

Cintura fina
A obesidade aumenta o risco de diabetes e penaliza as articulações. Cuida do com a gordura que se deposita na cintura: é a pior para o coração. Principalmente na entrada da me no pausa, quando diminui o estrógeno, que leva as gorduras para os quadris – elas passam a se acumular na barriga. A circunferência da cintura não deve ultrapassar 88 centímetros. Mas não exagere, busque meios saudáveis de reduzir peso.

Múltiplos interesses
Troque idéias e aprenda novas habilidades: funciona como ginástica cerebral, estabelecendo novas conexões entre as células nervosas. Supõe-se que pessoas com atividade intelectual são menos afetadas pelo Alzheimer.

Stress sob controle
A agitação constante agride as células e acelera o envelhecimento. Além de adotar antídotos como massagem e acupuntura, procure levar a vida com mais tranqüilidade, colocando na agenda tempo para meditar. Alimente o bom humor: pessoas otimistas vivem bem mais.

Laços afetivos
Pesquisas atestam que as amizades ajudam a prolongar a vida. Não só melhoram a imunidade mas também reduzem os riscos de ter de pressão, síndrome do pânico e doenças como Alzheimer. Já o isolamento social tem efeito contrário.

Nenhum comentário: