28/03/2008

Governando com alegria

Somente quem está batendo recordes de aprovação pode se dar ao luxo de governar (e governar BEM!) com tanta alegria e descontração.
O PT tem essa característica: governa sem aquele peso e ranço de seriedade forçada. Sem hipocrisias. O PT governa com leveza. Não pensei que fosse viver pra ver um de nossos governantes maiores olhar para os Estados Unidos simplesmente como mais um país entre os outros países, e não como uma quase divindade global. Chega de "dobrar a espinha" perante Tio Sam.
A fala do presidente Lula(em negrito no texto abaixo) vai ficar pra História. Assim como tantas realizações deste governo alegre.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (27), em Recife, que telefonou duas vezes para o colega norte-americano, George W. Bush, para tratar da crise imobiliária nos Estados Unidos.
Segundo Lula, o governo está de olho para que “o Brasil e os países que estão crescendo na América Latina não sejam vítimas dessa crise”.
“Eu pessoalmente falei duas vezes com o presidente Bush. Eu sei que ele ficou chateado porque eu tinha falado com o Gordon Brown. Eu liguei para ele e falei: “Ô Bush, o problema é o seguinte, meu filho: 'nós ficamos 26 anos sem crescer. Agora que a gente está crescendo, vocês vem atrapalhar, pô? Resolve a tua crise!'”, relatou Lula.
Em seu discurso, o presidente referia-se à crise que atinge o setor de crédito nos Estados Unidos, gerando perdas e ameaçando a saúde financeira dos bancos do país.
O governo norte-americano tem agido para evitar que os efeitos da crise contaminem outros setores da economia, reduzindo o consumo entre os norte-americanos - conhecidos como os maiores "gastadores" do mundo e responsáveis por grande parte do crescimento econômico dos EUA.
Durante o discurso, Lula também ironizou o Proer, programa de socorro financeiro a bancos criado em 1995, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
"O Brasil tem know-how para salvar banco. É só criar um Proer. Se ele [Bush] quiser, pode vir ao Brasil que tem gente aqui que pode ensinar. Eu não vou ensinar. Se eles precisarem, nós podemos mandar essa tecnologia para eles”, disse.


*Do site de notícias G1 (http://g1.globo.com/)

Nenhum comentário: