10/03/2008

Ser sublime é ser MULHER

Eu havia deixado uma bonita poesia da Florbela Espanca "engatilhada" no blog, para comemorar o Dia Internacional da Mulher.
Essa poesia está logo aí embaixo, um par de postagens antes desta.
Poesia é sempre bom.
Todo mundo deveria ler, como se toma um remédio em doses homeopáticas só que muito mais gostoso e eficaz para a alma(vacina?).
No entanto, eu não poderia deixar de comentar aqui no blog as minhas impressões sobre o MEU Dia Internacional da Mulher deste Ano.
Lógico que nunca terei o dom da palavra, como os grandes poetas que nos enchem o coração de alegria ao nos sentirmos contemplados por uma leitura de textos tão geniais.
Mas como o blog é meu (dá licença?) tenho o direito de ousar escrever algumas palavras sobre esse DIA 08, que para mim foi muito especial.
Neste último dia 08, conheci uma MULHER com M maiúsculo.
Uma mulher que pode resumir, em si própria, toda a essência feminina que tanto vemos exaltada em músicas, poesias, obras de arte, em homenagens e menções.
A mulher que conheci tem dentro de si uma força imensurável. Impossível não me lembrar dela, hoje, quando reli a poesia que eu mesma havia deixado engatilhada no blog. "A tua alma se estorce amargurada", disse sabiamente Florbela.
A mulher que conheci é capaz de segurar uma dor imensa pelos ombros, olhá-la bem nos olhos e dizer a ela que, por maior e mais injusta que ela, dor, seja, não vai conseguir impedi-la (ela, mulher) de viver e de amar. Não vai transformá-la em uma pessoa amarga nem mudar em um milímetro sua personalidade doce e terna, que tem em si um dom: o dom de amar e de fazer felizes as pessoas ao seu redor.
Uma vez assisti a um filme belíssimo (que obviamente não lembrarei qual era - rsrs) em que uma personagem dizia, diante da observação de desdém de um interlocutor, sobre um amor imenso de juventude que não fora correspondido: "Não me importa que ele não tenha me amado de volta. O MEU amor estava lá. Era sincero. E era dele".
Foi esse sentimento que vi nessa minha mais nova amiga: uma pessoa que ama e se dedica sem esperar receber tudo de volta. Não se choca ao constatar, com decepção, que as coisas não eram exatamente do jeito que pareciam. Admirável! Uma mulher que coloca o bem estar da família (em especial da filha) acima de sentimentos puramente pessoais. Uma mulher que consegue desprender-se de um apego sincero em nome de um amor ainda maior. Passar por cima de uma dor imensa, mas passar assim: linda, maquiada, de salto alto e perfumada, com a alma verdadeiramente aberta e generosa, a ponto de ver em quem a "sacaneou" apenas um ser humano que está cuidando de seus interesses, e que por isso não merece "vingança" ou "ressentimento". Uma mulher que consegue ver o lado positivo das situações que à primeira vista são extremamente amargas. Que consegue considerar os momentos BONS que viveu ao lado do outro durante anos, sem resumir toda a vivência à amargura da separação.
Um exemplo de mulher, que conheci justamente no dia 08 de março.
É por isso que as mulheres são tão especiais. Só elas conseguem cultivar sentimentos e posturas tão nobres diante da vida - e por isso alguém poderá se surpreender ao ver que, mesmo tendo sofrido algum golpe, elas ficam cada vez mais lindas quando superam alguma dor.
E é por isso que eu tenho tanto orgulho de ser mulher! E de conhecer mulheres tão especiais, cada uma a seu modo!

Nenhum comentário: