09/03/2010

erguendo a cabeça

Nas andanças agora pela manhã, aqui na Universidade, entre um prédio e outro - meu chefe estava em reunião em outro prédio e precisei duas vezes ir até lá para falar com ele - ergui minha cabeça durante a caminhada e vi que bonito dia está fazendo lá fora. Um dia ensolarado, céu azul resplandecente sem nenhuma nuvem, uma brisa agradável demais...
Daí observei o quanto a minha universidade é bonita... As árvores, as flores resplandecentes, os pássaros cantando e as borboletas brincando no ar. O cuidado que os jardineiros e os serventes têm em manter tudo limpo, florido e bem cuidado, tudo isso causa um efeito muito agradável em quem caminha por aqui. E a natureza, por si só, é um show à parte.
Me considerei uma privilegiada por poder trabalhar aqui e ter a oportunidade de desfrutar esse espetáculo - que é grátis e é abundante - todo o tempo.
E refleti, por breves momentos - a reflexão teve a duração da pequena caminhada que fiz - passando essa sensação boa que tive para um contexto mais amplo, a gente vê que a nossa caminhada pela vida afora também é assim. Muitas vezes estamos tristes, cabisbaixos, preocupados com algum problema, e nos esquecemos de ter uma atitude bem simples: erguer a cabeça e observar tudo de belo que está bem ali, ao nosso redor.
Vamos todos fazer um exercício para, diariamente, erguer a nossa cabeça. E prestar mais atenção. Quem ganha com isso? Cada um de nós: não vamos passar pela vida apenas andando e pensando, remoendo nossos problemas. Vamos aproveitar o que de belo a vida nos oferece: todos os dias, de graça, como uma paisagem bonita!

Nenhum comentário: