03/02/2012

Solidão não tem que ser triste

Vejo muitos associando "solidão" a "infelicidade".
Discordo. Não são estados indissociáveis.
Felizes dos que já descobriram - e já adotaram para suas vidas - a solidão como forma de melhor se entender, de se analisar, de se refletir e de se conhecer profundamente.
Eu ousaria dizer que ninguém consegue atingir o equilíbrio emocional se não aprender a ficar só e, assim, melhorar-se. Se não aprender a tirar bom proveito de seus momentos de solidão. Se não aprender a criar oportunidades para estar só, aproveitando sua própria companhia. É impossível progredir verdadeiramente sem a possibilidade de recolher-se. Quem não consegue suportar sua própria solidão (apreciar sua própria companhia, estando só), não poderá estranhar se seus amigos não o(a) suportarem no convívio!
"Nenhum homem é uma ilha". Concordo com o inglês John Donne, afinal é por meio de nossa socialização que damos sentido à nossa existência. Amo estar com meus amigos e com minha família. São eles que me inspiram e me completam.
Mas garanto que não seria completamente feliz se não tivesse meus momentos de completa solidão, de sublime paz comigo mesma.
Cada vez mais me certifico disso: às vezes somos, nós próprios, nossa melhor e mais confiável companhia.

Nenhum comentário: