17/03/2009

depends on you

Acho que boa parte dos problemas e das tristezas do mundo simplesmente deixariam de existir diante de uma atitude bem simples de cada pessoa:
Nunca prometer aos outros o que você não pode cumprir!
Embora pareça uma frase-chavão, é bom analisar com muito cuidado.
Porque nem sempre pra que uma promessa seja prometida ela deva necessariamente sair de uma frase do tipo "prometo solenemente que jamais tomarei sorvete de limão".
Veja bem, se você diz: "Detesto sorvete de limão. Quero viver sem sorvete de limão pra sempre!" ao pé da letra você não está prometendo que nunca tomará o sorvete. Mas o seu interlocutor, pessoa de boa fé, por confiar em tua palavra, já está tomando o enunciado como uma PROMESSA.
Essa pessoa sentir-se-á (com razão) no mínimo surpreendida se na semana que vem ela te vir deliciando-se com um sorvetinho de limão. E não adianta dizer: "mudei de idéia! Além disso, eu nunca prometi que não tomaria um sorvete de limão!".
Na-na-ni-na-não, meu caro! Shame on you, my dear! Não fuja das suas responsabilidades.
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" e também por aquilo que fazes com que outrém venha a acreditar.
Portanto, meus caros, se desejam não partir corações ao léu, prestem bastante atenção a suas palavras. De preferência ANTES delas saírem de suas bocas (aqui, leia-se: antes delas atingirem outros preciosos ouvidos e bulirem com não menos caros sentimentos alheios!).
Aqui também vale aquela boa e velha regrinha - que nunca falha!: "Coloque-se sempre no lugar da outra pessoa" e "Nunca faça com os outros o que você não quer que lhe façam!".
Simples assim!
O bem estar de toda a humanidade agradece.

Nenhum comentário: