08/04/2009

Amar

Amar a Deus esperando milagres é a mesma coisa que amar uma pessoa esperando que ela te faça feliz. Ou seja: decepção na certa!
O amor é um sentimento que, acima de tudo, deve ser desinteressado. Não posso condicionar o amar a alguém à obrigatoriedade de que ele me ame de volta!
É mais ou menos assim: Eu amo muito alguém. Ponto. Se esse alguém eventualmente irá retribuir o meu sentimento, é outra conversa. Completamente outra conversa, eu diria.
Da mesma forma deve ser o amor por Deus. É besteira quando alguém diz: "acredito em Deus porque ele opera milagres em minha vida". O acreditar - e amar - não deve ser a CONSEQÜÊNCIA, mas sim a CAUSA. Eu amo a Deus porque esse amor me faz bem, porque Ele preenche a minha vida e o meu coração. Se Ele vai ou não vai me dar graças palpáveis, é outra conversa... E isso não vai diminuir ou modificar em nada o meu amor por Ele. Mesmo porque, sabemos de nossas leituras da própria Palavra de Deus, que todas as graças que recebemos de Deus nos vem de sua imensa misericórdia e bondade, e NÃO DE NOSSO MERECIMENTO. Afinal de contas, Deus, sim, nos ama de verdade e desde sempre. E Ele não espera que retribuamos primeiro para depois nos abençoar com Seu amor. E é isso que devemos fazer: amar como Deus nos ama. Seja quem for.
Depois que atinei para esse fato, minha vida mudou. E minha relação com Deus também.
Em tempo de Quaresma - que é, acima de tudo, tempo de conversão - todos deveriam refletir sobre isso.

Nenhum comentário: