22/06/2009

abraços solares

Nunca gostei de muito sol em mim. Talvez pela minha brancura de nascença, nunca fui de ficar estirada ao sol, semi nua, tentando "pegar um bronze" como muitas primas e amigas sempre gostaram. Como, aliás, parece que a grande maioria das brasileiras sentem-se na obrigação de fazer. Parece que existe um senso comum de que, se você não estiver com o corpo em tons de dourado pra usar com aquela saia no verão, então você é uma alienígena.
Eu nunca me importei com isso. Torrar debaixo do sol sempre me fez mal. Me dá dor de cabeça. E eu, sinceramente, nunca me achei mais feia por ser mais branca que a média. Muito pelo contrário.
Mas é inegável a satisfação que dá receber um abraço solar nesses dias gostosos de inverno. Pra quem ainda não identificou a sensação à qual me refiro, explico.
Os dias de inverno em São Carlos são de uma beleza espetacular: céu incrivelmente azul com quase nenhuma nuvem. Uma luminosidade intensa e contagiante.
Mas quando a gente fica muito tempo dentro de casa, ou no trabalho, como a temperatura é baixa - o ventinho é sempre frio!! - dá aquele friozinho profundo. E quando a gente sai ao ar livre, sente o sol penetrando na gente, como se nos envolvesse em um abraço gostoso...
Delícia!
Coisas que compõem a nossa felicidade cotidiana...

Nenhum comentário: