22/06/2009

meu caro amigo

Pensei em escrever algo aqui sobre a peça que fomos assistir hoje, no teatro municipal. Um monólogo musical chamado "meu caro amigo". O texto foi escrito pelo Fernando Barenco e a peça é protagonizada pela atriz Kelzy Ecard. Ilustres desconhecidos? Pois é, para mim também eram, até hoje... Fui ver a peça atraída pela sinopse:
"É a história de Norma, uma mulher de 50 anos, professora de História do Brasil, que viveu a segunda metade do século XX de forma intensa e apaixonada. Para a personagem, Chico Buarque foi capaz de traduzir seus estados de alma em música e poesia, imaginando até que muitas foram compostas para ela."
Pois bem, logo no início do espetáculo, na primeira fala da personagem, ela faz uma declaração de amor ao Chico que emociona a todas as mulheres. Nessa hora me segurei porque senti que podia chorar.
No entanto, quando começa o desenrolar da história, o choro foi inevitável. Quando percebi então que a cantora-atriz também estava emocionada em pleno exercício da interpretação, aí não segurei mais... Me acabei! rs
Impressionante o efeito que o Chico causa nas pessoas. A sensibilidade dele foi capaz de embalar e traduzir a vida de tanta gente... Fiquei pensando em muita coisa enquanto assistia à peça: "que bom que façam uma homenagem linda como essa a ele enquanto ele ainda está vivo"; "será que o Chico já assistiu a essa peça", "o quanto dessa peça é ficção e o quanto é realmente um sentimento da atriz (que foi quem idealizou todo o espetáculo)?", "queria ter sido eu a escrever essa peça", "eu já me senti assim também"... entre tantos outros pensamentos.
Saí de lá aos prantos - ainda bem que a Tânia também estava lá e também se debulhou como eu. A Tânia é minha parceira de amor pelo Chico e de choradeira! rs
Lindo espetáculo.
Inesquecível.

Nenhum comentário: