09/07/2009

Queijos que a gente ama

Já faz tempo que eu queria inaugurar aqui no meu blog um marcador para as delícias da gastronomia. Sem pretensão de bancar a especialista em nada - como, aliás, em todas as outras categorias do blog! - mas apenas para registrar coisinhas que eu gosto e que não necessariamente são aclamadas por estudiosos do assunto. De vez em quando dou uma espiada no Blog do Jô Auricchio, do Estadão, que tem o delicioso título "O que o Jô está comendo agora". É divertidíssimo! E nesses passeios pelo blog dele, mais de uma vez pensei comigo: ainda coloco comentários gastronômicos no meu Flor!!!
Pois bem, lendo a Cláudia deste mês, deparei-me com um especial sobre queijos. Deu vontade de guardar essa matéria pra sempre!! Aí surgiu a chance de inaugurar a seção aqui!
Está dado o pontapé inicial.

Sempre gostei de queijos. Depois que comecei a me interessar por vinhos, então, os queijos evidenciaram-se ainda mais como excelentes parceiros para os vinhos!
Queijo + vinho + uma boa companhia (ou várias) = diversão + um bom papo.
Poucas fórmulas são tão infalíveis quanto essa!
Segue abaixo o texto da revista.
Qual é o seu favorito?

Brie - cremoso e de sabor suave, o queijo francês de mofo branco mais antigo leva o nome de uma província na região de Ilê-de-France. É uma delícia em entradas, saladas, risotos, molhos e doces. Pode ser servido ainda com peras em calda,mel trufado ou geleia de frutas.





Camembert - Surgiu em 1920, na França, com a introdução, em câmaras de maturação, do fungo Penicillium candidum, responsável pelo mofo da casca. A massa é cremosa e de sabor marcante, porém suave. Pode ser utilizado em entradas, saladas e risotos.








Emmenthal - Suíço, de sabor levemente adocicado, é bem macio. Entra na preparação de fondues, sanduíches e saladas.








Gorgonzola - Italiano, leva o nome de um vilarejo próximo a Milão. Tem consistência cremosa e quebradiça e sabor e aroma intensos. As veias azuis são formadas por fungos Penicillium roqueforti. É ótimo em tortas, sopas, massas (com nozes), molhos recheios e saladas (de endívia) ou para acompanhar algumas massinhas assadas, como focaccia e crostini.





Gruyère - De origem suíça, tem textura densa e sabor adocicado e frutado, ideal para fondues ou para gratinar batatas.







Parmesão - Feito com leite semidesnatado, esse queijo de origem italiana tem pouca umidade, sabor picante e aroma rico. Pode ser consumido em lascas in natura ou em saladas e tortas, ralado em massas, risotos e aperitivos, como canapês de carpaccio.








Próvola - Embora seja da família do provolone, esse italiano não é defumado ou maturado. Macio, tem sabor ligeiramente adocicado. Fica ótimo à parmiggiana ou gratinado no forno, coberto com molho de tomate.





Provolone - Pode ser maturado ou fresco e é encontrado em diversos tamanhos. Feito de leite de vaca ou de búfala, tem sabor forte, que varia do picante ao doce. Fica muito bom quando empanado com farinha de pão. Em fatias, pode ser servido em sanduíches e aperitivos.





Queijo do reino - Nacional, de consistência firme e seca e sabor picante, tem casca vermelha. Acredita-se que tenha derivado do tipo edam holandês, apreciado pelos portugueses. Para ser consumido em sanduíches, aperitivos ou in natura, com pera, uva, maçã e cereja.





Como manter os queijos
A maioria deles conserva-se melhor na geladeira. "Já os queijos duros podem ser envoltos em filme plástico e mantidos em temperatura ambiente, em lugar arejado e seco", recomenda Silmara Figueiredo, da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq). Para que queijos do tipo provolone não ressequem na geladeira, devem ser guardados evoltos em filme plástico em recipientes fechados, enquanto os de mofo branco, como camembert, mantêm-se bem na própria embalagem. É comum aparecer uma camada de bolor na casca dos queijos, mas basta raspá-la para consumir o produto. É bom deixar os queijos em temperatura ambiente até 30 minutos antes de servir.

Na hora de comprar
Para fazer uma boa compra, verifique: Selo de garantia O rótulo deve trazer o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, que garante a qualidade do produto e atesta que é adequado ao consumo. O governo federal obriga ainda que os fabricantes incluam os valores nutricionais, a validade e a data de fabricação na embalagem. Temperatura Na hora de escolher o queijo, procure checar se a temperatura do refrigerador do supermercado está de acordo com o recomendado na embalagem para aquele tipo específico. Aparência É importante observar o aspecto do queijo escolhido, que não pode estar amassado ou embolorado.


fonte: suplemento especial "Claudia comida & bebida" edição 574

Nenhum comentário: