02/08/2009

Manjericão e molho pesto

Momento gastronômico!!
Eu adoro manjericão!
E adoro molho pesto!
Mais uma grata surpresa da minha revista para compartilhar com meus amigos, e também para armazenar no meu livrinho gastronômico virtual!!
Um dia eu vou ter minha cozinha equipada e vou preparar molho pesto e outras coisinhas gostosas pra mim e pros meus amigos queridos!


Criado na cidade italiana de Gênova, o pesto é um desses molhos que não podem faltar na geladeira: com ele, qualquer prato, quente ou frio, ganha requinte e muito sabor.

Molho Pesto Básico
preparo: 10 minutos
rendimento: 3 xícaras
Ingredientes:
150g de folha de manjericão grande
4 dentes de alho
1 xícara de pinoli
1 e 1/2 xícara de queijo parmesão (ou pecorino) ralado
2 xícaras de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
1) No processador, coloque as folhas de manjericão, os dentes de alho, o pinoli e o queijo ralado
2) Pulse por alguns segundos ou até obter uma mistura homogênea
3) Com o aparelho ligado, adicione o azeite em fio e pulse até formar um molho espesso e homogêneo. Tempere com sal e pimenta-do-reino
4) Transfira para um pote com tampa e guarde na geladeira por até duas semanas.


A tradição ensina
No século 15, quando os marinheiros da Ligúria, na Itália, retornavam de suas viagens pelos países orientais e da África, só queriam comer vegetais frescos, como o manjericão italiano - tanto que o prato mais popular de lá é a pasta al pesto. A palavra pesto vem do termo italiano pestare, ou amassar - no ínício, os ingredientes eram amassados no pilão.

Manjericão: sabor e aroma inconfundíveis
Essa plantinha dos trópicos também é cultivada nas regiões temperadas do Mediterrâneo. São quatro as variedades - anão, roxo, gigante e italiano, ou grande, o mais indicado para o molho pesto. Todos os tipos de manjericão têm aroma fresco e penetrante. Por isso, são ótimos para finalizar os pratos, estimulando o apetite. Eles combinam bem com alho, queijos, ovos, peixes, tomate, carnes e massas. Servem ainda para dar sabor a vinagres, óleos e azeites aromáticos.

Fonte: Claudia Comida & Bebida (agosto de 2009)

Nenhum comentário: