30/09/2009

sou responsável por meus sonhos

Os sonhos são muito importantes. Não estou me referindo aos sonhos que temos quando estamos dormindo, nem aos sonhos de padaria (Hum...! Estes últimos também são ótimos!). Falo sobre os sonhos que temos para nosso futuro, nossos ideais, nossos projetos de vida.
São eles que nos direcionam e nos animam a continuar nossa caminhada todos os dias, mesmo quando as coisas não vão bem.
Cada pessoa tem seus sonhos pessoais e íntimos, sem por isso perder o direito de sonhar coletivamente, ao lado de pessoas que queiram construir algo conjuntamente.
Mas a minha reflexão é sobre os sonhos individuais. Aquilo que você quer, íntima e profundamente, e que só será conhecido de outrém se você mesmo quiser revelar ou compartilhar.
Reconhecida essa importância dos sonhos individuais, tomei a decisão de que a partir de hoje tomarei muito cuidado com os meus sonhos.
Não pretendo, daqui por diante, permitir que qualquer pessoa que seja se aproprie de algum sonho meu, sob o pretexto de simpatizar com ele e querer embarcar comigo na aventura de concretizá-lo. Descobri que depende somente de mim essa postura, de não mais permitir que alguém se apodere de um sonho meu e o transforme numa enorme frustração - para não dizer 'num pesadelo'. As pessoas fazem isso porque estão pegando carona num sonho alheio, por isso elas não têm o mesmo cuidado, a mesma responsabilidade, o mesmo comprometimento com aquele sonho - e, na verdade, não são obrigadas a ter mesmo, já que o sonho não é delas. Depois, quando essa pessoa enjoa de buscar esse sonho e sai andando da situação como se nada tivesse acontecido, pra cuidar da sua vida e de seus interesses, é o verdadeiro dono do sonho que fica com a dor no peito, a frustração, a sensação de impotência e - pior dos piores! - aquele gosto de sonho desperdiçado na boca!
Aprendi, com meus tropeços, que ninguém é mais responsável que eu mesma pela frustração dos meus sonhos: a responsabilidade foi toda minha por ter aceitado dividir um sonho com alguém que não merecia.
Essa será minha nova obsessão pessoal: proteger os meus próprios sonhos. Depende só de mim. E é assim que tem que ser.

Um comentário:

Unknown disse...

Renata, com todo o respeito, discordo desse pensamento. Já ouviu falar na metodologia Dragon Dreaming?